Terça-feira, 30 de março de 2010 - 20h21
“Conseguimos manter uma equipe comprometida tanto na secretaria quanto nas escolas municipais. Dediquei 98% do tempo com esforço e dedicação à frente da Semed e por isso temos metas superadas”. A frase de despedida é da secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa, que está às vésperas de deixar o cargo para retornar à Câmara de Porto Velho. No dia 5 de abril assume a cadeira de vereadora mais votada nas últimas eleições municipais, e já admite ser pré-candidatura para as eleições deste ano.
Epifânia se afasta do cargo de secretária no dia 31 de março, antes do prazo limite do TSE para que titulares de cargo no Poder Executivo se licenciem para a disputa das eleições de 2010.
A secretária fez um breve relato dos 5 anos que ficou à frente da Semed, destacando o plano de governo e planejamento estratégico do Executivo Municipal apontando quatro itens como eixos principais para a Educação: melhorias na capacidade de gestão (gestão democrática); ampliação de atendimento; inclusão social, além de acesso e permanência de alunos nas escolas. “Não podemos deixar de falar também da valorização profissional, PCCS dos servidores da Educação e melhorias salariais e de condições de trabalho.”
Hoje, informa Epifânia, a rede municipal de Educação tem matriculados 43 mil alunos, superando os números existentes antes da administração do prefeito Roberto Sobrinho. Ela abre parênteses para destacar os programas desenvolvidos em parceria com o Governo Federal para o avanço da Educação, como o que possibilita o retorno das pessoas que estavam afastadas das salas. “Estamos falando de programas direcionados para jovens e adultos, bem como para alunos com necessidades especiais e educação infantil, que resgataram a autoestima desse público assistido com esses avanços”, disse Epifânia.
Outro item destacado pela secretária, tanto na área rural quanto ribeirinha, é o transporte escolar que antes era fragilizado, ou seja, nem todos eram atendidos. “Hoje, nossos ônibus tem que ter idade máxima de 10 anos, para melhor atender os alunos. Há de ressaltar, ainda, que dentro dos ônibus temos profissionais que mantém a conduta dos alunos, através da contratação de monitores”, conclui.
O transporte fluvial também é mencionado pela secretária como uma inovação que é referencia nacional. “Quando assumimos a pasta, tínhamos poucas voadeiras e hoje temos mais de 50 que atendem a área ribeirinha. Vale ressaltar, que todos os alunos têm proteção de coletes salva-vidas e reduzimos o tempo do transporte até as escolas”, disse a secretária.
“Enfim, foram várias as medidas executadas que garantiram o crescimento e a qualidade da Educação. Deixo a pasta, mas o planejamento esta pronto para ser executado e acredito que o desafio foi enfrentado com total dedicação e esforço, por isso, tivemos resultados positivos”, concluiu.
POLÍTICA
Eleita nas últimas eleições municipais com recorde de votos, Epifânia retorna à Câmara Municipal para assumir a cadeira de vereadora. “Pretendo dar continuidade a projetos que garantam melhorias não apenas para a educação municipal, como também para toda a população da Capital”, argumentou.
Ao tecer comentários sobre o futuro político, Epifânia declarou que é pré-candidata do PT para a disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa. “O trabalho que realizamos nos habilita à condição de disputar a pré-candidatura”, finaliza.
Fonte: PAULO RICARDO
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér