Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleições 2010: Aposentado quer ser deputado e prefeito de Porto Velho


Eleições 2010: Aposentado quer ser deputado e prefeito de Porto Velho - Gente de Opinião

Aos 75 anos, o representante dos aposentados de Rondônia, Antonio Marcondes, se afasta do cargo para concorrer a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa Estadual. Otimista, o veterano sindicalista tem alvos definidos “vou lutar pelo meu povo como deputado estadual, e depois, minha meta é ser prefeito de Porto Velho, revelou Marcondes.

Nessa entrevista ao repórter Lucas Tatuí, Antonio Marcondes fala dos motivos que o levaram a aceitar esse grande desafio de sua vida e revela o segredo de sua disposição.


 

POR QUE O SENHOR DECIDIU SAIR CANDIDATO?

MARCONDES: - Depois de tantos anos de luta pelos direitos dos agricultores e, posteriormente, dos aposentados, cansei de correr atrás dos denominados “representantes do povo; cansei de esperar em vão o cumprimento de tantas promessas ditas de boca p’ra fora. Com o incentivo dos aposentados e de seus familiares, me candidatei acreditando que é possível eu também sentar numa cadeira daquela de deputado para fazer diferente.
 

O QUE O SENHOR FARIA COMO DEPUTADO?

MARCONDES – Minha grande paixão sempre foi do trabalho na área social para servir o povo; defender as causas sociais e lutar contra as desigualdades e injustiças sociais, garantindo às famílias carentes inclusão nos projetos e programas que visam conter a pobreza.
 

ENTÃO SUA PROPOSTA É SER UM DEPUTADO DO POVO?

MARCONDES – Sim. Serei conhecido como o deputado do povo e da alimentação. Mas, não me promovo dizendo que vou ser melhor do que os outros deputados. Porém, serei mais acessível, porque serei o próprio povo na Assembleia Legislativa. E quero ser um deputado de portas abertas, para que essa gente sofrida possa falar comigo a hora que quiser. Como presidente da AAPERON [associação dos aposentados] sempre foi assim, e como deputado não poderia ser diferente.
 

NA PRÁTRICA, COMO O SENHOR IRÁ TRABALHAR ESSAS AÇÕES SOCIAIS?

MARCONDES – Legislando em conformidade com a Constituição Federal e Estadual; formalizando e fazendo executar projetos voltados a amenizar o nível de pobreza em nossas cidades, nos quais se encaixem normas que enquadrem as famílias de baixa renda e as que não têm renda. Minha meta também é desenvolver um plano global que abarque e harmonize todos os planos voltados para o fim da pobreza no nosso Estado.
 

E O QUE OS APOSENTADOS PODERÃO ESPERAR DO SENHOR COMO DEPUTADO?

MARCONDES – Podem esperar que estarei sendo o mesmo companheiro Marcondes que sempre fui, e que vou estar dando continuidade à assistência que sempre dei. Inclusive, já fiz mais de 5 mil processo de encaminhamento de aposentadoria ao INSS, e me dedico exclusivamente e diariamente à ajudar as pessoas que me procuram, principalmente as mais humildes e as excluídas pelas autoridades. É muito fácil para um candidato dizer “eu vou fazer” – no meu caso, já tenho feito há anos! E um desses feitos é em relação aos medidores da Ceron que batemos de frente.
 

EXPLIQUE MELHOR ESSA QUESTÃO DOS MEDIDORES.

MARCONDES – Prontamente. Muita gente sabe que fui eu que tive a coragem de bater de frente com a Ceron para que os medidores não fossem instalados, pois os valores da energia chegariam a 900% mais caros do que os valores normais cobrados. Cheguei a encabeçar um abaixo-assinado contra a instalação dos medidores e encaminhei ao Ministério Público Federal, e este encaminhou a ANEL [Agência Nacional de Energia Elétrica], em Brasília, que mandou suspender a instalação dos novos medidores. O objetivo da Ceron era instalar em todo o Estado, inclusive na zona rural, mas conseguimos derrotar, e a vitória foi de todo o povo de Rondônia. Só me admirei que na época nenhum político tomou atitude em relação a isso, em defesa do povo.

O SENHOR DISSE QUE TAMBÉM PRETENDE SER PREFEITO DE PORTO VELHO. QUAL O SEGREDO DE TANTA DISPOSIÇÃO?

MARCONDES – (Sorrisos ) ...Não há segredos. Minha disposição se chama trabalho. Quanto mais trabalho mais disposto estou. Costumo dizer que sou como o rio que nasce na montanha. Os rios não morrem enquanto correm. Enquanto eu tiver toda essa disposição, vou dar tudo de mim por essa gente que muito quero o bem.

(Fotos: Repórter de Plantão)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)