Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleições 2010: Aposentado quer ser deputado e prefeito de Porto Velho


Eleições 2010: Aposentado quer ser deputado e prefeito de Porto Velho - Gente de Opinião

Aos 75 anos, o representante dos aposentados de Rondônia, Antonio Marcondes, se afasta do cargo para concorrer a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa Estadual. Otimista, o veterano sindicalista tem alvos definidos “vou lutar pelo meu povo como deputado estadual, e depois, minha meta é ser prefeito de Porto Velho, revelou Marcondes.

Nessa entrevista ao repórter Lucas Tatuí, Antonio Marcondes fala dos motivos que o levaram a aceitar esse grande desafio de sua vida e revela o segredo de sua disposição.


 

POR QUE O SENHOR DECIDIU SAIR CANDIDATO?

MARCONDES: - Depois de tantos anos de luta pelos direitos dos agricultores e, posteriormente, dos aposentados, cansei de correr atrás dos denominados “representantes do povo; cansei de esperar em vão o cumprimento de tantas promessas ditas de boca p’ra fora. Com o incentivo dos aposentados e de seus familiares, me candidatei acreditando que é possível eu também sentar numa cadeira daquela de deputado para fazer diferente.
 

O QUE O SENHOR FARIA COMO DEPUTADO?

MARCONDES – Minha grande paixão sempre foi do trabalho na área social para servir o povo; defender as causas sociais e lutar contra as desigualdades e injustiças sociais, garantindo às famílias carentes inclusão nos projetos e programas que visam conter a pobreza.
 

ENTÃO SUA PROPOSTA É SER UM DEPUTADO DO POVO?

MARCONDES – Sim. Serei conhecido como o deputado do povo e da alimentação. Mas, não me promovo dizendo que vou ser melhor do que os outros deputados. Porém, serei mais acessível, porque serei o próprio povo na Assembleia Legislativa. E quero ser um deputado de portas abertas, para que essa gente sofrida possa falar comigo a hora que quiser. Como presidente da AAPERON [associação dos aposentados] sempre foi assim, e como deputado não poderia ser diferente.
 

NA PRÁTRICA, COMO O SENHOR IRÁ TRABALHAR ESSAS AÇÕES SOCIAIS?

MARCONDES – Legislando em conformidade com a Constituição Federal e Estadual; formalizando e fazendo executar projetos voltados a amenizar o nível de pobreza em nossas cidades, nos quais se encaixem normas que enquadrem as famílias de baixa renda e as que não têm renda. Minha meta também é desenvolver um plano global que abarque e harmonize todos os planos voltados para o fim da pobreza no nosso Estado.
 

E O QUE OS APOSENTADOS PODERÃO ESPERAR DO SENHOR COMO DEPUTADO?

MARCONDES – Podem esperar que estarei sendo o mesmo companheiro Marcondes que sempre fui, e que vou estar dando continuidade à assistência que sempre dei. Inclusive, já fiz mais de 5 mil processo de encaminhamento de aposentadoria ao INSS, e me dedico exclusivamente e diariamente à ajudar as pessoas que me procuram, principalmente as mais humildes e as excluídas pelas autoridades. É muito fácil para um candidato dizer “eu vou fazer” – no meu caso, já tenho feito há anos! E um desses feitos é em relação aos medidores da Ceron que batemos de frente.
 

EXPLIQUE MELHOR ESSA QUESTÃO DOS MEDIDORES.

MARCONDES – Prontamente. Muita gente sabe que fui eu que tive a coragem de bater de frente com a Ceron para que os medidores não fossem instalados, pois os valores da energia chegariam a 900% mais caros do que os valores normais cobrados. Cheguei a encabeçar um abaixo-assinado contra a instalação dos medidores e encaminhei ao Ministério Público Federal, e este encaminhou a ANEL [Agência Nacional de Energia Elétrica], em Brasília, que mandou suspender a instalação dos novos medidores. O objetivo da Ceron era instalar em todo o Estado, inclusive na zona rural, mas conseguimos derrotar, e a vitória foi de todo o povo de Rondônia. Só me admirei que na época nenhum político tomou atitude em relação a isso, em defesa do povo.

O SENHOR DISSE QUE TAMBÉM PRETENDE SER PREFEITO DE PORTO VELHO. QUAL O SEGREDO DE TANTA DISPOSIÇÃO?

MARCONDES – (Sorrisos ) ...Não há segredos. Minha disposição se chama trabalho. Quanto mais trabalho mais disposto estou. Costumo dizer que sou como o rio que nasce na montanha. Os rios não morrem enquanto correm. Enquanto eu tiver toda essa disposição, vou dar tudo de mim por essa gente que muito quero o bem.

(Fotos: Repórter de Plantão)

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)