Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ELEIÇÕES 2008 – Prazo para indicação dos nomes dos fiscais termina sábado (20)


      
Conforme a recente alteração promovida na Resolução do TSE n. 22.718 (art. 70, § 4º), os partidos ou coligações têm até o próximo sábado (20) para indicarem aos Juízos Eleitorais os nomes dos fiscais que irão acompanhar os trabalhos de votação durante o pleito municipal. A indicação dos nomes dos representantes objetiva inibir a existência de fiscalização por parte de pessoas não habilitadas.

A participação dos fiscais é importante, pois ajudam a dar transparência ao processo eleitoral, e ainda porque têm o poder de formular protestos e fazer impugnações.

Os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, devem estar atentos às suas vestes ou crachás, pois só é permitido que constem o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam, jamais o número. Já os partidos que integram coligação não podem mostrar o nome do partido, somente o da coligação. O tamanho do crachá é de no máximo 10 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura.

A fiscalização acontece em todas as fases do processo de votação e apuração das eleições e do processo eletrônico de totalização dos resultados. Os fiscais podem, ainda, durante a votação, formular protestos e fazer impugnações, inclusive sobre a identidade do eleitor. No entanto, os fiscais precisam estar atentos para o fato de que a identidade do eleitor só poderá ser questionada antes dele proceder à votação, nunca depois de ter votado. Se houver algum questionamento quanto à identidade do eleitor após ele ter votado, o questionamento será registrado na ata da seção eleitoral, mas os votos dados continuam válidos.

No dia da eleição, a Justiça Eleitoral realizará também uma amostragem por meio de uma auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, através de votação paralela, acompanhada por fiscais das agremiações partidárias.

Fonte: Ascom/TRE-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)