Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ELEIÇÕES 2008 – Eleitos de Porto Velho foram diplomados nesta segunda



Os 16 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos nas Eleições de 2008 na Capital receberam os seus respectivos diplomas numa solenidade muito concorrida. Além dos 16 vereadores titulares, foram diplomados mais 9 suplentes. O evento aconteceu nesta segunda-feira (15), no Anfieatro da ULBRA na Capital. Os trabalhos tiveram início às 17 h prosseguindo até por volta das 19h.

As atividades foram prestigiadas por várias autoridades públicas do Estado de Rondônia. A solenidade foi presidida pelo Juiz da 6ª Zona Eleitoral, Dr. Raduan Miguel Filho. Também fizeram parte da mesa o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Reginaldo Pereira da Trindade, o Juiz Eleitoral da 24ª Zona, Dr. Sérgio Willian Domingues Teixeira, o Promotor de Justiça Eleitoral, Dr. Cláudio Wolff Harger, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Dr. Walter Waltemberg Silva Júnior, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Dr. Hélio Vieira da Costa.

Também participaram da cerimônia várias autoridades representantes de todos os poderes do Estado de Rondônia, familiares, amigos e órgãos de imprensa.

O Juiz Raduan Miguel, em seu discurso de abertura, alertou os diplomandos sobre a seriedade da missão que têm perante a sociedade do município de Porto Velho. “O apelo é para que não se esqueçam nunca de que o mandato que irão exercer não lhes pertence, pois ele é do povo, e é em nome dos princípios republicanos e constitucionais que vocês irão trabalhar. Essa consciência é que fará a diferença e que possibilitará exercerem o mandato com ética e pensamento coletivo em prol da comunidade em que vivem”, disse o Dr. Raduan.




 DISCURSO: Juiz Raduan Miguel Filho, na cerimônia de abertura da Sessão Solene de diplomação dos eleitos de Porto Velho  

Com a eterna proteção de Deus, declaro aberto este ato judicial solene de diplomação dos candidatos eleitos aos cargos de Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores, no último pleito eleitoral, no município de Porto Velho. 

Excelentíssimo senhor ... 

Membros da Junta Eleitoral da 6ª. Zona Eleitoral. 

Senhoras e Senhores. 

Embora com aparência de festividade, porquanto se reúnem candidatos, seus familiares, autoridades, e os demais cidadãos de Porto Velho, este ato solene reveste-se da mais alta importância aos cidadãos desta cidade.

Juridicamente, o ato representa a homologação, pela Justiça Eleitoral, da manifestação da vontade dos cidadãos, em outorgar por meio do processo eleitoral-democrático, uma procuração com poderes específicos e prazo certo, para, sempre em nome dos outorgantes, o povo desta cidade, agir dentro dos preceitos de legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, e de tudo fazendo público seus atos, conforme enuncia a impositiva norma estatuída no artigo 37 da Constituição da República.

E essa homologação, Senhores diplomandos, não é absoluta; isto é, ela pode ser revista diante da demonstração de que alguém, indevidamente utilizando-se de tal mandato lhe outorgado pelo povo, venha agir, principalmente, com improbidade ou falta de moralidade ou falta de ética, durante o exercício de seu mandato, de sua função pública de chefe do poder executivo ou membro do poder legislativo.

Mas quero aproveitar esta oportunidade tão solene, e que reúne representantes de toda a nossa sociedade, não para enaltecer qualquer dos diplomandos, nem para salientar sobre as obrigações dos senhores a partir deste ato de diplomação ou a partir de suas posses.

Aproveito deste momento para, de público, fazer, primeiro um apelo, e depois um convite àqueles que a partir do dia primeiro de janeiro próximo serão empossados representantes do povo de Porto Velho.

Claro que hoje não temos espaço para demagogias; e nem as queremos.

O apelo é para que não se esqueçam nunca de que o mandato que irão exercer não lhes pertence, pois ele é do povo, e é em nome dos princípios republicanos e constitucionais que vocês irão trabalhar. Essa consciência é que fará a diferença e que possibilitará exercerem o mandato com ética e pensamento coletivo em prol da comunidade em que vivem.

E o convite, é para um passeio.

Ainda que sabendo que muitos de vocês conheçam a realidade da educação, a realidade da saúde e a realidade da segurança pública de Porto Velho, convido-os, a todos, indistintamente, prefeito, vice prefeito e senhores vereadores, a conhecerem de perto as escolas de nosso município.

Não irem lá em comitiva, onde os professores e diretores das escolas os aguardam com refrigerantes e alguns salgadinhos. Mas irem só, e em horário de aula, sentarem-se nos bancos em que estão sentados os futuros homens e mulheres deste país. Sintam o calor de uma destas salas de aula em um dia chuvoso; ou a vontade de beber água em uma pia entupida; ou enfrente a fila para o único banheiro na hora da merenda.

Senhores vereadores. Desejo que sintam uma leve dor de cabeça e tenham necessidade de ir a um posto de saúde, às 4 horas da manhã. Ou levem seu filho em estado febril às 11 horas da manhã, depois de deixar seu trabalho para ser consultado, e ser consultado, em um posto de atendimento. Veja também as condições de trabalho que aqueles profissionais enfrentam e vivem.

Deixem seus carros em casa e vão trabalhar utilizando-se do transporte coletivo, que aliás deve ser incentivado sua utilização. E por fim, cheguem em casa, não no centro, mas na Rua Vinícius de Moraes, ou nas pomposas ruas Bruxelas, Munique, Estocolmo, ou Nova Iorque; e porque não nas ruas Fenix, Centauro, Pégasus, ou Rua dos Três Poderes. Todas estas ruas localizam-se na cidade de Porto Velho. Cheguem depois de um longo dia de trabalho, às 7 ou 8 horas de uma noite chuvosa; ou sem chuva; e ande só. Sinta a segurança de caminhar sem saber o que lhe espera.

Senhores.

Devemos deixar de lado as competências ou jurisdições.

Pensar coletivo é esquecer âmbito municipal, estadual ou federal.

É ter sempre em mente o interesse público, e o interesse supremo de nosso povo; deste povo de Porto Velho.

Cuidar da educação, saúde e segurança não são temas reservados exclusivamente à União nem ao Estado de Rondônia.

Devemos deixar de pensar que a obrigação não é do município.

É assunto de primordial importância e relevância ética e moral dos senhores, escolhidos pelo povo deste município, para lutar pela melhoria de vida e tranqüilidade de seus cidadãos.

Envidar esforços para efetivar tal intento é obrigação dos senhores e senhoras, ora diplomandos. Zelar para que esta função assim seja exercida, será a missão constitucional do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Rogo a Deus que os ilumine nesta empreitada, e os conduzam a trilharem pelos caminhos da lisura, ética e o bem comum.

Parabéns a todos.

Parabéns aos cidadãos e cidadãs de Porto Velho.

Muito obrigado.


Fonte: TRE/RO
Fotos: Serginho/www.gentedeopinião


Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

No recente evento de instalação da Bancada do Norte em Brasília, a Deputada Federal Cristiane Lopes se destacou ao ressaltar a importância estratégi

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

As obras do programa Tchau Poeira, que visam melhorar a infraestrutura de diversos bairros em Porto Velho, estão enfrentando um impasse preocupante.

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Buscando a efetiva aplicação da Lei nº 4.993/2021, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou um Requerimento (1086/2024) ao Governo

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)