Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Eleição: Wildes defende o fim das doações de empresas


Durante a realização das diversas atividades no movimento denominado “Marcha Nacional dos Vereadores”, em Brasília, o vereador José Wildes (PT), representou a Câmara Municipal de Porto Velho, e defendeu o fim das doações de recursos de empresas privadas para financiar as campanhas eleitorais.

Para José Wildes, as empresas que financiam campanhas geralmente estão interessadas em obter alguma vantagem depois das eleições, o que dá margem à corrupção.

O vereador também participou da coleta de assinaturas para um projeto que prevê a reforma política, e de diversas atividades tendo como objetivo o fortalecimento das estruturas dos municípios.

“As autoridades municipais, sejam o prefeito ou os vereadores, são os representantes que estão mais em contato com a população. Portanto, são os mais cobrados. E diante das dificuldades e da limitação do poder, muitas vezes não se pode atuar de maneira eficaz, pois ficamos na dependência do poder central”, disse Wildes.

“Embora a função do vereador seja legislar, nós precisamos atender melhor aos anseios das comunidades. Para isso precisamos ter estrutura, recursos, e o poder de agir”, completou.

O tema central do encontro, promovido em Brasília pela UVB – União dos Vereadores do Brasil, no período de 26 a 29 de novembro foi: “Fortalecimento do Poder Legislativo Municipal”, uma vez que teria dado entrada no Congresso Nacional, uma proposta de Emenda à Constituição em acabar com os subsídios dos vereadores, ou seja, para extinguir o Legislativo municipal.

Os atos públicos foram realizados nos principais pontos da cidade de Brasília, incluindo a Rodoviária do Plano Piloto.

A Marcha dos Vereadores produziu uma Carta Aberta direcionada aos deputados federais e senadores, às autoridades federais e à população, tendo como pauta o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e a necessidade urgente de uma reforma política.

Ainda durante a Marcha dos Vereadores foram discutidos outros temas, como o Pacto Federativo e as reformas de que o Brasil precisa, a educação, o programa Bolsa Família comparado com a renda básica necessária ao exercício da cidadania, ética na política e o eco dos movimentos sociais, além de políticas públicas para as mulheres e a participação feminina no parlamento.

O vereador José Wildes avaliou como positiva a participação rondoniense no movimento dos vereadores, e disse que esse tipo de atividade reflete diretamente na atuação dos vereadores junto à comunidade.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Política

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

“A comercialização da saca do café robusta beneficiado está em R$ 700 reais com uma produção estimada para a safra de 2022, de 2,49 milhões de sacas

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Durante a Assembleia Geral Ordinária da OCB (AGO) que aconteceu no último dia 29, em Porto Velho, lideranças do cooperativismo do estado lançaram a

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Podemos) disse nesta terça-feira 17.05 que indicou à Prefeitura a compra de cinco ambulâncias para atendimento aos distrit