Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleição no SINDSAÚDE será disputada por chapa única



Encerrados os prazos legais, previstos no Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (Sindsaúde), apenas uma chapa disputará a eleição de diretoria da entidade. A informação é da Comissão Eleitoral responsável pela organização do pleito.

Segundo o presidente da Comissão, Clay Milton Alves, duas chapas requereram registro de candidatura. A primeira Chapa 1 - Conquistas e Realizações, encabeçada por Anildo Ribeiro do Prado, e a segunda, Chapa 2 – Operação Resgate, liderada por Jeová Gomes dos Santos.

De acordo com o presidente da Comissão, a Chapa 2 não cumpriu os requisitos legais exigidos no Estatuto do Sindicato e Regulamento Eleitoral, ficando impedida de participar do processo. Uma das exigências previstas no Estatuto em seu art. 3º, combinado com o Regulamento das Eleições, e não cumprida, torna inabilitados de participar do pleito profissionais que não fazem parte da área da Saúde.

Conforme Pedido de Impugnação protocolado junto a Comissão Eleitoral, Jeová Gomes, embora tenha prestado serviço na área da Saúde por pouco mais de três anos (2005 a 2008), o mesmo não faz parte do quadro da SESAU, sendo agente administrativo do Ex-Território do quadro da Secretaria Estadual de Administração.

 No sentido de validar o pedido, foi anexado ao processo de impugnação cópia da Portaria nº 10.505/SEAD, assinado pelo secretário de Estado da Administração, Valdir Alves da Silva, solicitando a devolução do agente administrativo Jeová Gomes dos Santos, pertencente ao Quadro de Pessoal da SEAD.

Clay Milton informou que apesar do candidato à Presidência se encontrar em situação impeditiva, a Comissão Eleitoral usando de prerrogativas previstas no Regulamento, abriu prazo para que a Chapa 2 – Operação Resgate apresentasse contra-razões e um substituto ao cargo de presidente. Porém, decorrido o prazo, não foi efetuado a alteração, tornando a chapa inelegível.

De acordo com a deliberação em Ata da Comissão Eleitoral, no sentido de informar a Chapa 2 sobre a irregularidade, foi encaminhado o Ofício 016/08, ao candidato à Presidência, e também ao representante da Chapa Oliveiros Rodrigues Vieira, para que fossem tomadas as devidas providencias.

Fonte: Marcos Santana

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)