Quinta-feira, 28 de outubro de 2010 - 17h17
Uma virtual eleição do ex-governador José Serra (PSDB) para a presidência da República representaria o fim do sonho da transposição dos servidores estaduais contratados até 1991. A avaliação é de líderes sindicais que lutaram em Brasília pela aprovação da Emenda Constitucional nº 60, e pela regulamentação da transposição.
De acordo com os sindicalistas, a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas urnas seria mais favorável à transposição, já que o processo de transferência dos servidores do quadro do Estado para a União foi iniciado no governo do Presidente Lula, do qual Dilma fez parte como Ministra Chefe da Casa Civil.
O presidente do Sinjur e um dos coordenadores do Movimento Intersindical pela Transposição, Israel Borges, lembra que os principais aliados de Serra no Congresso Nacional eram contra a aprovação da Emenda Constitucional.
Um dos principais líderes do PSDB, o deputado federal José Aníbal, de São Paulo, chegou a criticar a transposição dizendo se tratar de um “trem da alegria”, em reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo.
Israel lembrou que a transposição encontrou resistência na bancada do PSDB, com algumas exceções, como o ex-senador Expedito Júnior, que apoiou os servidores. Por isso ele acha que se José Serra vencer a eleição presidencial os servidores estaduais dificilmente passarão para a União.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, também considera prejudicial à transposição uma virtual vitória de Serra nas urnas. A sindicalista destaca que a transferência dos servidores para a União depende muito da boa vontade do governo federal. “Os aliados do Serra na Câmara e no Senado não demonstraram boa vontade em fazer justiça com o Estado de Rondônia. Por isso não acreditamos que o Serra, se for eleito, vá fazer a transposição”, disse.
Fonte: Ascom/Sintero
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta