Quinta-feira, 28 de outubro de 2010 - 17h17
Uma virtual eleição do ex-governador José Serra (PSDB) para a presidência da República representaria o fim do sonho da transposição dos servidores estaduais contratados até 1991. A avaliação é de líderes sindicais que lutaram em Brasília pela aprovação da Emenda Constitucional nº 60, e pela regulamentação da transposição.
De acordo com os sindicalistas, a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas urnas seria mais favorável à transposição, já que o processo de transferência dos servidores do quadro do Estado para a União foi iniciado no governo do Presidente Lula, do qual Dilma fez parte como Ministra Chefe da Casa Civil.
O presidente do Sinjur e um dos coordenadores do Movimento Intersindical pela Transposição, Israel Borges, lembra que os principais aliados de Serra no Congresso Nacional eram contra a aprovação da Emenda Constitucional.
Um dos principais líderes do PSDB, o deputado federal José Aníbal, de São Paulo, chegou a criticar a transposição dizendo se tratar de um “trem da alegria”, em reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo.
Israel lembrou que a transposição encontrou resistência na bancada do PSDB, com algumas exceções, como o ex-senador Expedito Júnior, que apoiou os servidores. Por isso ele acha que se José Serra vencer a eleição presidencial os servidores estaduais dificilmente passarão para a União.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, também considera prejudicial à transposição uma virtual vitória de Serra nas urnas. A sindicalista destaca que a transferência dos servidores para a União depende muito da boa vontade do governo federal. “Os aliados do Serra na Câmara e no Senado não demonstraram boa vontade em fazer justiça com o Estado de Rondônia. Por isso não acreditamos que o Serra, se for eleito, vá fazer a transposição”, disse.
Fonte: Ascom/Sintero
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)