Quarta-feira, 16 de maio de 2007 - 12h48
Sem perspectivas da unificação do Plano de Carreira e sem reajuste
salarial trabalhadores em educação vão parar por um dia
Os trabalhadores em educação do Estado estão sendo convocados pelo SINTERO para realizarem um dia estadual de paralisação na próxima quarta-feira, dia 23 de maio, em protesto contra a falta de uma resposta do governador Ivo Cassol à Pauta de Reivindicações da categoria. Na assembléia estadual realizada dia 25 de abril, os trabalhadores aprovaram o estado de greve e decidiram aguardar por uma negociação com o governo até o dia 15 de maio. No entanto, além de não responder aos ofícios de solicitação de audiência protocolados pelo SINTERO, o governador, ao conversar com dirigentes de vários sindicatos, em Brasília, disse que não tem definição sobre reajuste salarial e não deixou qualquer perspectiva de que vá enviar à Assembléia Legislativa o projeto de lei de unificação do Plano de Carreira. Os trabalhadores em educação reivindicam, também, manutenção e aumento do valor do auxílio saúde, a volta do auxílio saúde aos aposentados, criação de um Plano Estadual de Educação, Gestão Democrática e auxílio alimentação.
O encontro do governador com os sindicalistas e a falta de uma resposta às reivindicações, estarão na pauta da assembléia estadual dos trabalhadores em educação nesta sexta-feira, dia 18/05. As assembléias ocorrerão simultaneamente em todas as Regionais. A direção do SINTERO mantém as solicitações de audiência com o governador para discutir a Pauta de Reivindicações, mas a categoria, que já se encontra em estado de greve, se mobiliza em todo o Estado para iniciar uma série de manifestações que podem resultar em uma greve por tempo indeterminado.
O "Dia Estadual de Paralisação", marcado para a próxima quarta-feira, será um alerta dos trabalhadores em educação ao governo, visto que a categoria não suporta mais a defasagem salarial e vem desde o dia 14 de fevereiro tentando negociar com o governo.
A presidente do SINTERO, Claudir Mata, disse que a categoria está disposta a iniciar imediatamente uma greve na educação caso não haja negociação, mas quer esgotar todas as possibilidades de negociação antes de paralisar as atividades. Ela apresenta dados que revelam uma defasagem salarial de 12% só na gestão do governador Ivo Cassol, quando o salário da educação caiu de 3º para 12º lugar. A direção do SINTERO destaca que se não houver uma reposição salarial agora, as perdas se acumularão tornando insuportável aos cofres públicos uma atualização salarial no futuro. "O governo pode corrigir a distorção salarial neste momento evitando que a defasagem se transforme em uma bola de neve", disse.
Outra questão de grande importância não só para os trabalhadores em educação, mas também para todo o sistema educacional e para a qualidade do ensino é a unificação do Plano de Carreira, uma exigência do MEC para o desenvolvimento de uma série de programas e para a consolidação do Profuncionário. A direção do SINTERO já informou ao governo que a unificação do Plano de Carreira traria inúmeros benefícios, a começar pela valorização profissional dos trabalhadores em educação, e seria mais uma porta para a obtenção de recursos federais para a educação.
Fonte: Adércio Dias
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)