Segunda-feira, 28 de maio de 2007 - 19h35
Trabalhadores em educação aprovam Dia
Estadual de Luta e vão parar dia 04/06
Reunidos em assembléia no SINTERO, na tarde desta segunda-feira, 28/05, os trabalhadores em educação estaduais aprovaram a realização de um Dia Estadual de Luta, marcado para o dia 04 de junho, quando serão paralisadas as atividades nas escolas em todo o Estado. A categoria acompanhará os demais servidores estaduais no dia estadual de paralisação, com a realização de manifestações na Capital e no interior. A paralisação é um protesto para que o governo volte a dialogar com os sindicatos e atenda às reivindicações. Além do reajuste salarial, o SINTERO cobra a unificação do Plano de Carreira, aumento do valor do auxílio saúde, a volta do auxílio saúde aos aposentados, Gestão Democrática nas escolas e a implantação do Plano Estadual de Educação.
Na audiência da qual participaram líderes de 14 sindicatos de servidores estaduais, o governador Ivo Cassol disse que não concederia reajuste salarial aos servidores porque o SINTERO entrou com Mandado de Segurança contra o governo exigindo o cumprimento da Constituição Estadual, que garante reposição salarial anual de 10% aos trabalhadores em educação. Tanto na audiência quanto na assembléia, a presidente do SINTERO, Claudir Mata, deixou claro que a pauta de reivindicações dos sindicatos não tem nada a ver com a ação impetrada pelo SINTERO.
"Com esse Mandado de Segurança questionamos o não cumprimento da Constituição Estadual por parte do governo. Se foi inserida uma Emenda à Constituição do Estado garantindo a recuperação salarial dos trabalhadores em educação, queremos que seja cumprida pelo governo", disse Claudir. Ela esclareceu que a Emenda Constitucional, quando foi discutida, ainda em 2005, tinha como finalidade recuperar os salários da educação que encontram-se defasados em relação aos outros setores do Executivo. Só na gestão do governador Ivo Cassol a categoria acumula perdas salariais de 12%. A defasagem salarial da educação se comparada com os demais servidores pode ser verificada na folha de pagamento. Enquanto os trabalhadores em educação somam mais de 50% dos servidores estaduais, representam cerca de 30% da folha de pagamento do Estado.
Os diretores do SINTERO que falaram na assembléia desta segunda-feira também explicaram que a ação movida pelo sindicato não deveria ser retaliada pelo governo, pois a Constituição garante a todos o direito de ação na Justiça, e que, contra qualquer ação cabe recurso. "Se o governo quer combater o Mandado de Segurança do SINTERO, que entre com o recurso cabível, e não tente culpar o sindicato pela inexistência de uma política salarial para os servidores estaduais", disse o presidente da CUT, Itamar dos Santos Ferreira.
Os trabalhadores em educação aplaudiram a disposição dos demais sindicatos de servidores de apoiarem a luta do SINTERO, através da publicação de uma Nota Pública nos principais jornais de circulação estadual e nos principais sites da internet. Na nota os sindicatos cobram do governo uma nova audiência para discutir o atendimento das reivindicações de todas as categorias, e também, especificamente as reivindicações dos trabalhadores em educação.
Ficou decidido que no dia 04 de junho os servidores estaduais paralisarão as atividades em todo o Estado e realizarão manifestações públicas com diversas atividades em Porto Velho e nos Municípios do interior. Até lá a CUT e os sindicatos buscarão uma nova audiência com o governador. Da resposta a esse contato dependerá a deliberação por greve no serviço público estadual.
Fonte: Adércio Dias
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)