Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Educação Pára dia 04 junho


Trabalhadores em educação aprovam Dia
Estadual de Luta e vão parar dia 04/06

Reunidos em assembléia no SINTERO, na tarde desta segunda-feira, 28/05, os trabalhadores em educação estaduais aprovaram a realização de um Dia Estadual de Luta, marcado para o dia 04 de junho, quando serão paralisadas as atividades nas escolas em todo o Estado. A categoria acompanhará os demais servidores estaduais no dia estadual de paralisação, com a realização de manifestações na Capital e no interior. A paralisação é um protesto para que o governo volte a dialogar com os sindicatos e atenda às reivindicações. Além do reajuste salarial, o SINTERO cobra a unificação do Plano de Carreira, aumento do valor do auxílio saúde, a volta do auxílio saúde aos aposentados, Gestão Democrática nas escolas e a implantação do Plano Estadual de Educação.

Na audiência da qual participaram líderes de 14 sindicatos de servidores estaduais, o governador Ivo Cassol disse que não concederia reajuste salarial aos servidores porque o SINTERO entrou com Mandado de Segurança contra o governo exigindo o cumprimento da Constituição Estadual, que garante reposição salarial anual de 10% aos trabalhadores em educação. Tanto na audiência quanto na assembléia, a presidente do SINTERO, Claudir Mata, deixou claro que a pauta de reivindicações dos sindicatos não tem nada a ver com a ação impetrada pelo SINTERO.

"Com esse Mandado de Segurança questionamos o não cumprimento da Constituição Estadual por parte do governo. Se foi inserida uma Emenda à Constituição do Estado garantindo a recuperação salarial dos trabalhadores em educação, queremos que seja cumprida pelo governo", disse Claudir. Ela esclareceu que a Emenda Constitucional, quando foi discutida, ainda em 2005, tinha como finalidade recuperar os salários da educação que encontram-se defasados em relação aos outros setores do Executivo. Só na gestão do governador Ivo Cassol a categoria acumula perdas salariais de 12%. A defasagem salarial da educação se comparada com os demais servidores pode ser verificada na folha de pagamento. Enquanto os trabalhadores em educação somam mais de 50% dos servidores estaduais, representam cerca de 30% da folha de pagamento do Estado.

Os diretores do SINTERO que falaram na assembléia desta segunda-feira também explicaram que a ação movida pelo sindicato não deveria ser retaliada pelo governo, pois a Constituição garante a todos o direito de ação na Justiça, e que, contra qualquer ação cabe recurso. "Se o governo quer combater o Mandado de Segurança do SINTERO, que entre com o recurso cabível, e não tente culpar o sindicato pela inexistência de uma política salarial para os servidores estaduais", disse o presidente da CUT, Itamar dos Santos Ferreira.

Os trabalhadores em educação aplaudiram a disposição dos demais sindicatos de servidores de apoiarem a luta do SINTERO, através da publicação de uma Nota Pública nos principais jornais de circulação estadual e nos principais sites da internet. Na nota os sindicatos cobram do governo uma nova audiência para discutir o atendimento das reivindicações de todas as categorias, e também, especificamente as reivindicações dos trabalhadores em educação.

Ficou decidido que no dia 04 de junho os servidores estaduais paralisarão as atividades em todo o Estado e realizarão manifestações públicas com diversas atividades em Porto Velho e nos Municípios do interior. Até lá a CUT e os sindicatos buscarão uma nova audiência com o governador. Da resposta a esse contato dependerá a deliberação por greve no serviço público estadual.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)