Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eduardo Valverde intermedia criação de Federação


O deputado Eduardo Valverde(PT/RO), o presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, Elias Bernardino, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná, Adir de Souza, reuniram-se nesta terça-feria(14) com o Secretário-Executivo Ronaldo Lessa, que representou o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para intermediarem a regulamentação do Conselho Federal dos Técnicos de Segurança de Trabalho(Confetest).

Segundo o Presidente Elias Bernardino, todo o trâmite legal para a criação do Confetes já foi cumprido, faltando apenas uma decisão política da Casa Civil no envido do Projeto de Lei para o Congresso Nacional. A criação de qualquer Conselho precisa ser de autoria do Executivo, com a aprovação do Legislativo.

Conforme Bernardino, os profissionais de segurança do trabalho já contam com o apoio de 308 parlamentares, que se comprometeram em agilizar a votação da matéria assim que ela chegar ao Congresso. " Está faltando vontade política, pois tudo o que nós podíamos fazer em termos burocráticos já foi feito. Agora depende apenas da Casa Civil", ressaltou.

De acordo com o deputado Eduardo Valverde(PT/RO), o conselho é indispensável para a categoria, que é composta por mais de 200 mil profissionais que exercem um trabalho de prevenção contra acidentes nos trabalho. Em 2005, foram registados mais de 3.000 acidentes, que poderiam, na opinião do parlamentar, ter sido evitados se houvesse maior rigor no trabalho de fiscalização das empresas.

"Acredito que com o envolvimento do Ministro Lupi esse conselho sai do papel. O nosso empenho nessa luta é para que os profissionais seja fiscalizados e para que possam também fiscalizar melhor outros trabalhadores", observou.

O Secretário-Executivo Ronaldo Lessa, sinalizou a intermediação entre o Ministério do Trabalho e a Ministra Dilma Rousef, para que a questão seja resolvida o mais rápido possível. " Se o Conselho dependesse do apoio do Ministério do Trabalho, ele já estaria funcionando", disse. 

Fonte: Leila Brito

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)