Sábado, 30 de janeiro de 2010 - 15h42
Mais de 90% das fraudes que ocorrem hoje, no Brasil, no comércio eletrônico é culpa do próprio internauta. Quem afirma isto é o perito em segurança digital Wanderson Castilho, que, no próximo dia 6 (sábado), participará do 2º Congresso Nacional de Segurança Digital, apresentando a conferência “Técnicas de Perícia e Investigação Forense”.
“O próprio internauta facilita e até colabora inconscientemente com a fraude, clicando em arquivos ou links maliciosos, enviando informações sigilosas e realizando pagamentos sem garantia de que receberá a mercadoria comprada”, explica Castilho, que é considerado um dos maiores especialistas do país, autor do “Manual do Detetive Virtual”, com larga experiência em análise forense digital e cerca de 400 casos solucionados.
O e-commerce é uma atividade que está tendo mais aceitação e desenvolvimento no país. Segundo dados estatísticos recentes, o comércio eletrônico movimentou R$ 1,6 bilhão somente com as vendas de Natal no ano passado, representando um crescimento de 28%, em comparação a 2008 no mesmo período.
Castilho comenta que, apesar dos crimes virtuais acontecerem em todas as praças, o e-commerce continua a crescer. “Felizmente, eles não afetam esta atividade, pois, percentualmente, as operações realizadas com sucesso são significantemente maiores. Temos como prova disso, as movimentações financeiras no comércio eletrônico aumentando todo ano”, frisa.
Para ele, o maior problema que as empresas enfrentam são roubo de informações e difamação. “Esses crimes dobram a cada ano por não termos leis específicas para o crime cibernético”, explica o perito, que irá explorar detalhes dessas práticas e fornecer informações durante a sua conferência em Manaus, para que as empresas e usuários comuns protejam seus dados.
O evento será realizado no auditório da Fieam/Sesi (Gilberto Mendes de Azevedo), na avenida Joaquim Nabuco, nº 1919, Centro, Zonal Sul, de 8h às 18h. Também participarão das conferências os peritos Nelson Murilo e Rafael Soares Ferreira. As reservas e outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (92) 3233-0700 e 3622-4961 e no site www.congressodigital.com.br.
Fonte: Guilherme Gil – MTb nº 05/AM – 8159-3604
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)