Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Doutoras da UFRGS ministrarão palestras na São Lucas



As Doutoras Lavínia Schuler Faccini e Fernanda Sales Vianna, docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estarão em Porto Velho no dia 25 de novembro para ministrar palestras na Faculdade São Lucas, numa iniciativa do Departamento de Medicina, em parceria com a Coordenação de Extensão da Instituição. As docentes da UFRGS vão fazer abordagens sobre os temas “Farmacogenética do tratamento do eritema nodoso hansênico” e “Avaliação da Organização Mundial de Saúde da ocorrência de más formações fetais e qualidade da assistência pré-natal”, baseados em trabalhos que estão sendo realizados pelas acadêmicas Aline Chipola de Andrade e Daniele Iop de Oliveira.

Aline Chipola realiza estudo piloto para avaliar a viabilidade de um registro de uso de medicamentos na gravidez. Inicialmente o estudo abrange dois campos de trabalho: Maternidade Municipal Mãe Esperança, em Porto Velho, e o Ambulatório da Universidade de São Paulo, em Monte Negro (AMBUSP/MONTE NEGRO). As visitas pré-natais iniciais envolverão 200 gestantes de forma randômica que, por sua vez, deverão realizar três consultas pré-natais como padrão de pesquisa até o final da gestação, tendo como desfecho o exame morfológico da criança ao nascer. Além disso, outros 150 exames morfológicos serão realizados em mulheres registradas logo antes do momento do parto.

Já Daniele Iop de Oliveira realiza estudo farmacogenético da resposta ao tratamento do eritema nodoso hansênico, inicialmente com três campos de trabalho: o Ambulatório de Hanseníase na Policlínica Osvaldo Cruz, em Porto Velho, Hospital Doutor Marcelo Candia, em Porto Velho, e Ambulatório da Universidade de São Paulo, em Monte Negro (AMBUSP/MONTE NEGRO). Serão realizados anamnese (entrevista), exame físico e coletada amostra de saliva. As palestras serão ministradas às 19h30, no auditório da Faculdade São Lucas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na COEX (3211-8054).

Fonte: Chagas Pereira
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)