Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Docente da São Lucas integra Colegiado Regional de Fonoaudiologia



A fonoaudióloga Viviane Castro de Araújo Perillo, coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas e presidente da Afero (Associação dos Fonoaudiólogos do Estado de Rondônia), foi empossada no dia 1º deste mês, em Goiânia, como membro suplente do 4º Crefero 5 (Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia), integrando quatro comissões: educação, saúde, divulgação e orientação e fiscalização. A diretoria do colegiado é composta pela presidente Sílvia Maria Ramos (GO), vice-presidente Márcia Regina Salomão (PA), diretor-tesoureiro Rodrigo Dornelas do Carmo (DF) e diretora-secretária Liliane Teles (GO). Rondônia não possui membro efetivo em virtude do número de profissionais, o não significa pouca atuação e participação. 

Na Região Norte são nove instituições de ensino superior que oferecem o curso de Fonoaudiologia, das quais associações registradas (Pará, Tocantins, Distrito Federal e Rondônia e Goiás. É considerada a regional mais extensa do país, contudo não tem o maior efetivo de fonoaudiólogos. Além de apresentar diferenças decorrentes da abrangência de estados de duas regiões distintas: Norte e Centro-Oeste. A 5ª região é composta pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, Tocantins, Pará, Roraima, Goiás e o Distrito Federal. No Brasil existem oito regiões, sendo a Crefero 5 composta por 2.833 fonoaudiólogos. O Estado de Rondônia responde por 133 profissionais. A sede é na cidade de Goiânia porque Goiás conta com o maior número de fonoaudiólogos. 

Os Conselhos de Fonoaudiologia são compostos por fonoaudiólogos devidamente habilitados ao exercício da profissão, os quais são eleitos através de eleição direta pela maioria dos votos dos demais fonoaudiólogos registrados no Conselho. Após eleitos, esses fonoaudiólogos passam a integrar o Colegiado do órgão, recebendo, então, a denominação de Conselheiro Efetivo ou de Conselheiro Suplente. A cada três anos, o Colegiado é renovado, ocasião em que são eleitos 20 Conselheiros, sendo 10 Efetivos e 10 Suplentes. Cabe aos conselhos regionais fiscalizar o exercício profissional, cumprir e fazer cumprir as disposições da Lei pertinentes à profissão do Fonoaudiólogo e aos atos normativos emanados do Conselho Federal, julgar as infrações e decidir os processos da infração ao Código de Ética do Fonoaudiólogo e expedir documentação aos profissionais habilitados a exercer a profissão. 

Segundo Viviane Perillo, não é mais concebível que o profissional do século 21 ainda delegue única e exclusivamente o futuro e sucesso da profissão e carreira aos órgãos que o represente. “É mais do que necessário participar e se fazer presente, empenhar-se por direitos e melhorias e fazer a diferença profissional. Afinal, como não ser ativo quando o que se pleiteia é o futuro da sua profissão, ou seja, da sua vida?”, questiona a fonoaudióloga. Para ela, definitivamente, o que se espera para o agora é um fonoaudiólogo com características que envolvam, além de conhecimento técnico, flexibilidade, responsabilidade, comunicação, informação, criatividade, socialização, tecnologia e empreendedorismo. “E essas são características que nenhuma escola, conselho, associação ou sindicato podem fazer por cada um de nós”, complementa a coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas. 

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)