Sexta-feira, 12 de setembro de 2008 - 10h04
O Plenário do Senado Federal, em Brasília, aprovou na última terça-feira (09/09/2008), projeto de decreto legislativo que ratifica acordo internacional assinado pelo Brasil. Trata-se do acordo entre Brasil e Bolívia para a construção de uma ponte sobre o Rio Mamoré, entre as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia e Guaymamerín, na Bolívia. Um importante propósito de impulsionamento e desenvolvimento da infra-estrurura física de integração Sul Americana.
De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte, DNIT, Miguel de Souza, o processo de licitação da ponte será feita ainda este ano e as obras iniciadas em 2010. "Sempre lutei pela realização desta obra, que é um sonho que está perto de se realizar. Hoje na condição ímpar de diretor de Planejamento no DNIT, terei a honra de participar ativamente da construção desta importante obra para o Brasil e para o meu Estado, Rondônia", afirmou Miguel de Souza.
O diretor lembrou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, "Saída para o Pacífico", projeto pelo qual, ele é o idealizador.
A construção da ponte sobre o Rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.
Para o estado de Rondônia e para todo o País, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.
Fonte: Gabriella Lima
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais
O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)