Segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 13h24
O diretor do filme “Corumbiara”, Vicent Carelli, e o indigenista Marcelo dos Santos foram homenageados pela senadora Fátima Cleide que apresentou no plenário do Senado, sexta-feira, Moção de Aplauso em reconhecimento à determinação e coragem pela denúncia do massacre de índios na região Sul de Rondônia.
Corumbiara foi premiado com o Kikito de melhor filme no 37º Festival de Gramado, realizado no dia 14 de agosto. O longa metragem de duas horas dirigido por Vicent Carelli exibe fortes evidências do genocídio praticado há 24 anos contra uma etnia desconhecida.
Foi o indigenista Marcelo dos Santos, que cuidava de índios isolados em Rondônia, quem procurou Carelli e lhe contou sobre a existência dos índios. “ Inicialmente não tiveram apoio do governo federal ou de qualquer organização, apesar da existência de provas contundentes de que a tribo havia sido dizimada”, afirma a senadora.
Em uma fazenda, tempos depois, Carelli e Marcelo localizam dois índios em uma aldeia escondida dentro da floresta. A descoberta tem repercussão nacional, e o fato da etnia e a língua serem desconhecidas só aumenta a suspeita de que eles seriam remanescentes de Corumbiara.
O cineasta e o indigenista foram ameaçados e sofreram campanha de desmoralização, que incluiu a acusação de produzir imagens forjadas.
“Uma investigação sobre esse caso nunca foi aberta, e o documentário de Carelli traz uma esperança de que isso ocorra. Afinal, o crime de genocídio não prescreve”, diz a senadora.
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)