Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 13h55
Com a entrega de motoniveladoras em Ji-Paraná, no próximo dia 10 de dezembro, a presidente Dilma Rousseff confirma investimento de R$ 18 milhões e 838 mil pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) com a compra de máquinas para 45 municípios de Rondônia. A presidente entregará nove, e as 36 restantes serão entregues em fevereiro de 2014.
Os municípios que receberão as máquinas são Alta Floresta; Guajará Mirim; Machadinho do Oeste; Pimenta Bueno; Presidente Médici; São Miguel do Guaporé; Nova Mamoré; Buritis e Candeias do Jamari.
Segundo o deputado federal Padre Ton, as motoniveladoras ajudarão na manutenção das estradas vicinais desses municípios, atendendo uma população rural de 89.244 moradores e 16.711 agricultores familiares. “As condições de circulação de bens, serviços e produtos da nossa agricultura serão melhores. Considero essa contribuição do governo federal muito importante para as prefeituras. Sem isso, não teriam condições de executar o trabalho de manutenção das vicinais”, diz.
O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Rondônia, Genair Capellini, disse que todos os prefeitos que irão receber as motoniveladoras confirmaram presença na solenidade, o que possibilitará a assinatura do termo de recebimento. A entrega está prevista às 14 h, no Parque de Exposições de Ji-Paraná.
Não apenas motoniveladoras estão sendo entregues para municípios com até 50 mil habitantes. 45 retroescavadeiras já foram entregues, e em março do ano que vem serão entregues 45 caminhões caçamba. Ao todo são 135 máquinas e investimentos do PAC2 que totalizam R$ 37 milhões e 6 mil.
“Todas essas máquinas fazem parte de um kit de apoio às prefeituras nas atividades de manutenção e desobstrução das vias e vicinais”, diz Padre Ton, que, como ex-prefeito, sabe a importância desse programa.
Responsável por administrar a manutenção de quase mil quilômetros de vicinais, o prefeito de São Miguel do Guaporé, Zenildo Gomes, diz que o investimento do governo federal com essas máquinas “ajuda muito os municípios pequenos, que não têm condições de comprá-las. “Se a gente for terceirizar isso, o gasto é alto, é recurso que poderia estar utilizando em outra ação”, diz.
O prefeito lembra ainda que são máquinas de qualidade e, muito importante, de fabricação nacional. “Impulsiona as nossas indústrias”, diz.
O delegado do MDA, Genair Capellini, diz ainda que o ministério e o fabricante oferecem treinamento para cada operador da prefeitura utilizar as máquinas.
A presidente Dilma Rousseff, segundo Padre Ton, terá agenda ainda em Porto Velho, relativa às usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.
Fonte:Mara Paraguassu
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou, no sábado (22), do evento promovido pela Associação Esportiva de Ciclismo de Ariquemes (A

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)