Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 13h55
Com a entrega de motoniveladoras em Ji-Paraná, no próximo dia 10 de dezembro, a presidente Dilma Rousseff confirma investimento de R$ 18 milhões e 838 mil pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) com a compra de máquinas para 45 municípios de Rondônia. A presidente entregará nove, e as 36 restantes serão entregues em fevereiro de 2014.
Os municípios que receberão as máquinas são Alta Floresta; Guajará Mirim; Machadinho do Oeste; Pimenta Bueno; Presidente Médici; São Miguel do Guaporé; Nova Mamoré; Buritis e Candeias do Jamari.
Segundo o deputado federal Padre Ton, as motoniveladoras ajudarão na manutenção das estradas vicinais desses municípios, atendendo uma população rural de 89.244 moradores e 16.711 agricultores familiares. “As condições de circulação de bens, serviços e produtos da nossa agricultura serão melhores. Considero essa contribuição do governo federal muito importante para as prefeituras. Sem isso, não teriam condições de executar o trabalho de manutenção das vicinais”, diz.
O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Rondônia, Genair Capellini, disse que todos os prefeitos que irão receber as motoniveladoras confirmaram presença na solenidade, o que possibilitará a assinatura do termo de recebimento. A entrega está prevista às 14 h, no Parque de Exposições de Ji-Paraná.
Não apenas motoniveladoras estão sendo entregues para municípios com até 50 mil habitantes. 45 retroescavadeiras já foram entregues, e em março do ano que vem serão entregues 45 caminhões caçamba. Ao todo são 135 máquinas e investimentos do PAC2 que totalizam R$ 37 milhões e 6 mil.
“Todas essas máquinas fazem parte de um kit de apoio às prefeituras nas atividades de manutenção e desobstrução das vias e vicinais”, diz Padre Ton, que, como ex-prefeito, sabe a importância desse programa.
Responsável por administrar a manutenção de quase mil quilômetros de vicinais, o prefeito de São Miguel do Guaporé, Zenildo Gomes, diz que o investimento do governo federal com essas máquinas “ajuda muito os municípios pequenos, que não têm condições de comprá-las. “Se a gente for terceirizar isso, o gasto é alto, é recurso que poderia estar utilizando em outra ação”, diz.
O prefeito lembra ainda que são máquinas de qualidade e, muito importante, de fabricação nacional. “Impulsiona as nossas indústrias”, diz.
O delegado do MDA, Genair Capellini, diz ainda que o ministério e o fabricante oferecem treinamento para cada operador da prefeitura utilizar as máquinas.
A presidente Dilma Rousseff, segundo Padre Ton, terá agenda ainda em Porto Velho, relativa às usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.
Fonte:Mara Paraguassu
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)