Sexta-feira, 12 de março de 2010 - 10h59
O Dia do Consumidor, 15 de março, marca a data dos direitos do cliente e dos
deveres de órgãos, entidades e empresas particulares. O Código de Defesa do Consumidor foi criado em 1990 e representa proteção ao cliente e orientação para quem o atende.
Segundo o empresário do ramo farmacêutico, Valdeci Machado, a melhor forma de satisfazer o cliente é oferecer produtos e atendimento de qualidade. O empresário revelou que investe na capacitação dos funcionários, o que reflete no bom atendimento e na satisfação do cliente.
As vendas na rede de farmácia de Machado tiveram crescimento de 8% nas vendas em 2009. A expectativa para este ano é de 15% e a previsão positiva, segundo o empresário, se deve ao atendimento e produtos de qualidade prestados aos clientes e ao crescimento econômico do Estado.
Redes sociais
Para o gerente de marketing do Grupo Machado, Dinalvo Júnior, as redes sociais na internet tem sido um canal muito utilizado pelas empresas para medir o grau de satisfação de seus clientes. O publicitário alerta que é importante saber utilizar as ferramentas da internet.
“Em geral a satisfação dos clientes é proporcional à velocidade e qualidade da resposta concedida pela empresa”, comenta Dinalvo Júnior.
O gerente conclui que as mídias digitais estão empregando novos verbos na comunicação empresa/cliente e não há como ignorar essa realidade.
De acordo com o gerente Administrativo do Pool de Empresas, Deuzivânio Silva, além do empresário, todos os colaboradores devem estar sempre informados sobre as diretrizes do Código do Consumidor para não haver ilegalidades no atendimento ou produto oferecido.
Silva explica que investir na mídia, na qualidade do atendimento e na oferta de preços acessíveis é o caminho para atrair e fidelizar clientes.
Procon
Segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RO), as reclamações mais freqüentes em Rondônia são com relação aos serviços de telefonia, distribuição de energia elétrica e água. As empresas líderes das queixas em 2010 são a Oi, a Ceron e a LG.
O gerente Regional do Procon, Carlos Rodrigo Pereira da Silva revelou que o setor farmacêutico apresentou apenas uma denúncia com relação a um medicamento vencido, mas o caso já foi solucionado.
O Procon sugere que os profissionais do ramo de farmácia atuem com informação adequada e clara sobre o produto, entrega de nota ou cupom fiscal e a identificação do preço na embalagem.
De acordo com a gerência Regional da Fundação, o cliente de farmácia encontra orientações sobre o setor nos artigos 03, 06, 08, 12, 13, 14,18 e 36 do Código do Consumidor.
O Procon recebeu 2.785 queixas em 2009 e 502 reclamações, entre janeiro e fevereiro de 2010. O órgão funciona das 8h às 18h30 no prédio do Shopping Cidadão. Mais informações pelo telefone: (69) 3216 -1026.
Fonte: Dalila Nogueira
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement
Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho
Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch