Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Detran inicia projeto para redução de mortalidade


 

Em uma iniciativa conjunta do Detran, Semusa, Agevisa e Semtran, foi realizada nesta quarta-feira (06), no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, a oficina de planejamento para ações do projeto de redução de mortalidade por acidente de trânsito.

A oficina que marca o início dos trabalhos em conjunto foi realizada com a presença de gestores públicos, representantes dos órgãos envolvidos, e contou ainda com a presença da Cia Independente de Policiamento de Trânsito da Policia Militar, como convidada especial, na presença do Major Gonzaga, comandante da Cia.

De acordo com o diretor de habilitação do DETRAN, Hassan Hijazi, essa primeira reunião tem como objetivo sensibilizar as secretarias e departamentos que tem ligação direta com o trânsito. "Com a ação conjunta poderemos reduzir os altos índices de mortalidade no trânsito no estado. Essa é uma oficina preliminar para apresentação de indicadores e propostas de melhorias, mas pretendemos ainda mobilizar mais entidades em prol do trânsito", explica.

Para o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, que fez questão de participar da oficina, esse trabalho em conjunto deve mobilizar não somente os órgãos públicos como também toda a sociedade. "É determinação do governador Ivo Cassol, que estabeleçamos parceria para reduzir as vítimas do trânsito e retirar o estado do topo do ranking em acidentes". E completa "Só vamos vencer essa luta contando também com o apoio de outros segmentos da sociedade".

Durante a oficina foram apresentados indicadores de trânsito do Brasil, Rondônia e Porto Velho, que demonstram que 90% dos acidentes ocorrem por falha humana. De acordo com pesquisa realizada pela Semusa, em julho de 2008, estão entre as principais causas de violência de trânsito em Porto Velho: a imprudência (75,6%) e o alcoolismo (63,9%), seguidos de falta de sinalização (41,9%) e negligência (38,2%).  

Entre os representantes presentes estavam Régia Martins, da Semusa, Célia Ferrer, da Agevisa e José Zacarias, da Semtran, entre outros representantes.  O DETRAN marcou presença com servidores de áreas estratégicas, como habilitação, educação de trânsito, escola pública de trânsito e estatística.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)