Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desembargadora defende novo modelo prestação da justiça


Durante a sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2008, ocorrida na manhã desta segunda-feira (07), perante um auditório lotado e na presença do governador Ivo Cassol e do presidente da Assembléia Legislativa Estadual, a Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, defendeu um novo modelo de prestação da Justiça. “Já não bastam ideais de uma justiça pronta. Temos que treinar, reinventar, conciliar e dirigir enérgicas ações voltadas para o cumprimento de nosso mister constitucional”, enfatizou.

A presidente falou também sobre o estabelecimento de prioridades na sua gestão e sobre a escolha de caminhos para a agilização da prestação jurisdicional. “Reestruturação organizacional, concurso público para servidores, nomeação de juizes, instalação de comarcas e de novas varas  na Capital, expansão do Projudi, capacitação de servidores para as práticas cartorárias e seu treinamento para um melhor envolvimento e comprometimento com nossas atividades, além da construção de fóruns no interior são algumas das metas a serem perseguidas”, destacou.

A necessidade de harmonia para o fortalecimento dos Poderes também foi ressaltada. “Estaremos afinados com as nossas autoridades, com os segmentos públicos, objetivando o fortalecimento das instituições, bem assim, a mais estrita observância aos preceitos constitucionais.”

A desembargadora Zelite destacou ainda o rápido crescimento do Estado de Rondônia e projetos de desenvolvimento que estão por vir. “Nosso Estado cresce punjantemente e temos que nos preparar para seu desenvolvimento: Gasoduto, Pontes sobre o Rio Madeira, as Hidrelétricas do Madeira e Jirau, abertura para o Pacífico e a reconstrução da rodovia para Manaus já prenunciam uma conseqüente explosão demográfica em Porto Velho. O Poder Judiciário não pode parar. Estruturar-se é a ordem”, afirmou. (Leia o discurso na íntegra)

O Procurador-Geral da Justiça, Abdiel Ramos Figueira, também fez uso da palavra e ressaltou a importância da solenidade para “demonstrar a equilibrada e respeitosa harmonia existente entre os Poderes do Estado de Rondônia”. O representante do Ministério Público afirmou que o MP está pronto para a informatização total do processo judicial.

Já o Conselheiro Federal da OAB de Rondônia, representando o presidente da Ordem, Hélio Vieira da Costa, falou da efetividade da justiça e destacou a sensibilidade feminina à frente do Poder Judiciário de Rondônia. “Estamos esperançosos porque a sensibilidade feminina haverá de retribuir aos jurisdicionados com dedicação e afeto que todos esperam”, concluiu.

Fonte: TJ/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)