Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desembargador critica postura de sindicalista. 'Presidente do Sinjur cria factóides'



Para Walter Waltenberg, presidente do Sinjur cria factóides e falta com a verdade

O desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desqualificou as afirmações do presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjur), Israel Borges, que disse, em informativo encaminhado por e-mail aos delegados sindicais, e em público, durante manifestação ocorrida em frente ao edifício-sede do TJ, nesta sexta-feira (18) que fora ameaçado pelo desembargador.

O vice-presidente desmentiu a versão do sindicalista e disse que não houve ameaça de espécie alguma. A advertência feita ao sindicalista foi em relação às consequências da realização da manifestação em frente ao prédio do Tribunal. O desgaste provado por mais uma manifestação desnecessária, faria com que Walter Waltenberg tornasse público o pensamento que tem, de uns tempos pra cá, a respeito de Israel enquanto sindicalista. "Antes de fazer tal afirmação, pedi, inclusive, que o presidente do sindicato gravasse o que eu iria falar. Disse a ele, diretamente, tudo o que pensava: o plano foi gestado no Tribunal, o foi em homenagem aos servidores, e a Desembargadora Presidente o apresentou, pessoalmente, ao Governador e ao Presidente da Assembléia.O Presidente Cássio comprometeu-se com o Pleno a encaminhar o plano no fim do recesso legislativo. Assim, não há sentido em paralisar nada, muito menos perturbar com carro de som o trabalho no Tribunal. Felizmente, nossa conversa foi testemunhada, porque ele resolveu mentir sobre isso também", afirmou o desembargador.

Para o desembargador, o movimento sindical é justo e digno, quando trata dos interesses da categoria e o faz de forma objetiva e honesta, sem ter como fim somente a exposição na mídia. Porém, ressaltou o magistrado, o presidente do sindicato não tem um motivo concreto para tirar servidores do trabalho, e promover barulho na porta do tribunal. "Basta ver que convoca paralisações que não acontecem, marca reuniões completamente vazias, onde se vê apenas cadeiras empilhadas e sindicalistas emprestados de outras categorias. É que nossos servidores tem mais o que fazer, e não tem razão alguma para paralisações ou greves."

Segundo o magistrado, a atitude do presidente do sindicato não traz nenhum benefício aos servidores, apenas fecha os excelentes canais que ele mesmo tinha com a administração. "O Tribunal Pleno votou pela aprovação do PCCS porque nossos servidores são realmente bons e merecem ser reclassificados e requalificados, e não para atender manifestações feitas de última hora com o objetivo questionável de ligar o ato administrativo à 'pressão' do sindicalista", esclareceu. "Foi uma iniciativa particular e privada da Desembargadora Zelite, ainda mais aperfeiçoada pelo Pleno, durante as discussões finais."

Decepcionado com a atitude do sindicalista, o desembargador desabafou: "Não o admiro enquanto presidente do Sindicato, pelo contrário, suas 'lutas' são desnecessárias, tendo em vista que todas as 'exigências' do Sindicato já estavam na pauta de prioridades da Administração do Tribunal¿. O PCCS representa um aumento salarial de quase 50% para muitos do quadro funcional e as ilações sobre a Administração não ofuscam os resultados obtidos pelos servidores do Judiciário, que trabalham, independente da representação que têm, para fazer a Justiça mais célere do país.

Para o desembargador, Israel Borges usa o nome dos servidores e cria factóides em busca de promoção indevida, e parece ter o objetivo de utilizar essa exposição para candidatar-se nas próximas eleições.

Fonte: Ascom/TJRO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)