Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados faltosos as reuniões terão desconto em salário


O deputado Euclides Maciel (PSL) disse ontem que está apresentando projeto de resolução, alterando normas do regimento interno, no tocante a descontos no vencimento dos parlamentares estaduais, que faltarem ou se ausentarem durante o período de votação nas sessões plenárias.

Para Euclides Maciel, são apenas 12 sessões mensais, e deste montante, com base no regimento interno atual, ainda pode justificar cinco sessões. “Se o parlamentar não consegue participar de sete sessões, o melhor que tem a fazer é ir embora, pois não foi para isso que o povo elegeu seus representantes”, complementou. Em aparte, o deputado Luizinho Goebel (PV), disse que a sua proposta é descontar não só a sessão que o parlamentar faltou, mas sim, que seja proporcional ao número de sessões em relação ao mês.

Ao discursar da tribuna durante sessão plenária, Euclides Maciel fez referências ainda à questão da vaga aberta com a morte de um conselheiro do Tribunal de Contas. Disse ele não pretender a indicação, por não ser habilitado para esta função, mas que a escolha recaia sobre um técnico.  Em seguida também destacou sua viagem recentemente a Brasília juntamente com o deputado Jesualdo Pires, quando representaram Rondônia, nos festejos alusivos aos 35 anos de criação da Ulbra.

O último tema do pronunciamento do deputado foi com relação à questão dos empregos a serem criados com as obras das usinas do rio Madeira. Disse ter ficado surpreso com relação ao fato de que das 30 mil vagas, grande parte será preenchida com pessoas de outros estados e cobrou do Governo que invista na realização de cursos destinados especificamente para esta área de atividade. Ele citou também que a Secretaria de Agricultura já se comprometeu em realizar cursos especiais para preparar mão de obra para atuar em frigorífico e assim sendo atender a demanda principalmente na cidade de Ji-Paraná.

Fonte: P. Ayres

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)