Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Tiziu consegue aprovar isenção do IPVA na ALE


 


Ao participar da cerimônia da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais da PM –CFO, realizada na manhã desta sexta-feira (15), em Porto Velho, o deputado Tiziu Jidalias, foi convocado às pressas para sessão na Assembléia Legislativa que votou e aprovou o projeto de Lei (que estava para ser votado desde a última terça-feira, 14), que permite a isenção do IPVA para compra de veículos novos em várias categorias no Estado de Rondônia.

Preocupado com o desemprego que pode haver no setor, neste momento em que todo o mundo está assustado com a crise econômica, Tiziu, tomou a iniciativa e trabalhou junto com executivo, legislativo e empresários do setor para aprovação do projeto. "Nosso objetivo é evitar o desemprego em massa no setor, neste momento que estamos tão preocupados com o bem-estar econômico e social da população", declarou o deputado principal defensor pela aprovação do projeto na casa de Leis.


Negociação

Na última segunda-feira (13), aconteceu uma reunião, no gabinete do governador Ivo Cassol, no Palácio Getúlio Vargas, para que os empresários do ramo de concessionárias apresentassem formalmente a proposta de isenção do I.P.V.A ao executivo estadual, que já havia tomado conhecimento através do deputado Tiziu Jidalias, mediador da reunião.

Na ocasião, o deputado, líder do governo na Assembléia, defendeu a proposta afirmando que através da isenção será possível manter a empregabilidade no setor, além de contribuir para o aumento na arrecadação do ICMS, tendo em vista o aumento da compra de veículos.

Segundo o parlamentar, as empresas de concessionárias empregam mais de 10 mil pessoas, e caso haja uma redução nas vendas poderá comprometer a economia gerada no setor. "Temos que trabalhar para evitar quedas na economia do estado com o desemprego", frisou o deputado.

Até chegar ao acordo final (sem perdas para ambos os lados), o governador solicitou uma análise da Secretária Estadual de Finanças-Sefin, do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, para juntos buscar alternativas que não prejudique a arrecadação do estado nem provoque queda nas empresas. 

No mesmo dia, numa segunda reunião, ficou acordado que as camionetes que recolhem atualmente 3% de I.P.V.A. passarão a recolher 1%. Os automóveis acima de 100 cavalos de potência, que hoje recolhem 2% passarão a recolher 1%, os veículos de até 100 cavalos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1%, os ônibus, micro-ônibus e caminhões que recolhiam 1% passarão a 0,5%, e as motos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1% de I.P.V.A de todos independentemente do mês que o veículo for adquirido. Em seguida, na manhã terça-feira (14), o projeto de lei foi protocolado na Assembléia Legislativa ficando no aguardo da votação.  Vindo ser aprovado nesta quarta-feira.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)