Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado solicita benefícios fiscais para os produtos fitoterápicos



O deputado federal Carlos Souza (PP/AM) apresentou um indicativo ao ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, sugerindo a inclusão dos produtos fitoterápicos no sistema tributário vigente na Zona Franca de Manaus (ZFM).

O documento foi entregue na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e será encaminhado, nessa semana, ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. A solicitação de Carlos Souza altera o Decreto nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, que rege os benefícios fiscais da ZFM. O parlamentar amazonense pede no indicativo que os produtos fitoterápicos sejam beneficiados com esse decreto. O texto na íntegra do indicativo está disponível no site da Casa (www.camara.gov.br).

Produto fitoterápico é o medicamento manufaturado obtido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais, com a finalidade de reduzir ou prevenir estados e manifestações patológicas, com benefício para o usuário. O Amazonas é um dos Estados que mais apresenta variedades de produtos fitoterápicos.

O Decreto nº 288 institui a comercialização no mercado brasileiro de um produto com tributação reduzida e prevê a redução de alíquota do Imposto de Importação incidente sobre os insumos da ZFM. Para o deputado, nesse dispositivo constitucional é possível alavancar o uso e a comercialização dos produtos fitoterápicos e, assim, aumentar a renda das pessoas que vivem na região amazônica.

"O uso dos fitoterápicos na prevenção ou cura dos sintomas das doenças é cada vez mais freqüente, dado, em geral, o seu menor custo para a população e para os serviços de saúde em relação ao dos medicamentos obtidos por síntese química. Por isso, acho de grande importância dar apoio a esse tipo de medicação que é amplamente utilizada principalmente, na Amazônia. Para isso é necessário haver mais incentivo por parte do governo", declarou o parlamentar.

Fonte: Emanuelle Araújo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)