Quarta-feira, 9 de maio de 2007 - 06h18
Para Valverde, obra pode ajudar a resolver problemas de energia no Norte
O líder da Bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Valverde (PT), defendeu que seja discutida a viabilidade da implantação do Gasoduto Urucu-Porto Velho diante demora na liberação das licenças ambientais para a construção da usinas do Rio Madeira.
"Tudo que for de benefício para o estado e o País, trabalharei para que seja feito. Esse gasoduto não tem nenhum problema de impacto ambiental. Foi aprovado em sua totalidade e os relatórios de licenciamento liberaram a obra", afirmou.
As usinas hidrelétricas se encontram com seus processos de licenciamento ainda sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
A assessoria de imprensa do órgão recusou-se informar sobre a situação em que se encontram os levantamentos. Desde a semana passada, com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade , o órgão aguarda uma melhor definição de seu papel como fiscalizador do meio ambiente.
Para o deputado Moreira Mendes (PPS), após o desmembramento do Ibama é possível que haja decisões mais rápidas para as questões ambientais de obras importantes como o duto que ligará a Bacia de Urucu a capital rondoniense.
A construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho é uma velha demanda da população do estado que a aguarda há sete anos. O empreendimento possui todas as licenças ambientais, mas depende da licença de instalação do governo federal para que sua obras sejam iniciadas imediatamente.
Após essa autorização, o prazo para o início da operação do gasoduto é de 24 meses. A chegada do gás natural à Porto Velho possibilitará a geração de energia elétrica mais limpa a um custo menor nas termoelétricas instaladas na cidade.
Fonte: Bianca Lemos
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)