Segunda-feira, 16 de abril de 2012 - 20h30
Durante entrevista concedida às 12h30 desta segunda-feira (16) ao jornalista Léo Ladeia no programa Câmera 11, na TV Candelária (vídeo AQUI), o deputado Eurípedes Lebrão (PTN) explicou que foi escolhido presidente da Comissão Parlamentar Processante (CPP) por ser o corregedor da Assembleia Legislativa. “O corregedor sempre é escolhido presidente de comissões destinadas a investigar deputados”, detalhou.
Lebrão adiantou na entrevista que hoje está sendo levantado o que ocorreu durante a Operação Termópilas, onde foram denunciados oito deputados estaduais. Leo Ladeia disse que faria uma pergunta que deveria ser dirigida ao deputado Ribamar Araújo (PT). Ele indagou a razão de o petista ter se desligado da CPP.
“A comissão foi formada porque o deputado Ribamar Araújo encaminhou uma reclamação à presidência da Assembleia Legislativa. A partir de então foi dado o primeiro passo para iniciar uma investigação. Acontece que depois disso Ribamar pediu desligamento da comissão”, detalhou o deputado Lebrão.
O parlamentar também explicou que a CPP iniciou suas atividades no dia 4 de abril, portanto tem prazo para trabalhar até o dia 4 de junho. Ele adiantou que foram nomeados advogados para defender os deputados Valter Araújo (PTB) e Ana da Oito (PT do B) e que o prazo concedido ao deputado Jean Oliveira (PSDB) para que ele se defenda vence na próxima quinta-feira. Os demais já apresentaram a defesa.
O deputado Lebrão esclareceu, ainda, que a CPP está analisando se ocorreu ou não quebra de decoro parlamentar. Isso está sendo verificado nas 9 mil páginas dos processos encaminhados pelo Tribunal de Justiça à Assembleia. Ele disse, ainda, que nesta terça-feira (17) às 9 horas haverá uma reunião no Plenarinho aberta à imprensa.
Leo Ladeia perguntou, ainda, se há indícios de envolvimento de gente do Executivo em desvio de dinheiro público. Lebrão respondeu que no momento o foco das investigações são os deputados estaduais. Segundo ele, tudo indica que depois disso algum parlamentar deverá pedir a instalação de uma CPI para apurar todas as denúncias. “Certamente todos os culpados serão responsabilizados”, adiantou.
Fonte: ALE/RO
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta