Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Follador discute, na Sefin, possível redução da pauta e regulação dos preços e estoque do gado de Rondônia

Parlamentar questiona pauta atual e diz que a intenção é que sejam favorecidos também os produtores e consumidores


Deputado Follador discute, na Sefin, possível redução da pauta e regulação dos preços e estoque do gado de Rondônia - Gente de Opinião

Provocada pelo deputado Adelino Follador (DEM), que é membro da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, uma reunião na manhã de terça-feira (28), na Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), em Porto Velho, com a presença vice-governador, José Jodan (PSL); do secretário adjunto, Franco Ono; do coordenador estadual da Receita, Antônio Carlos, do economista Francisco Aroldo e técnicos da Receita, discutiu a possibilidade de redução da pauta do gado em Rondônia. 

Entre os assuntos debatidos, estão os preços atuais de referência da Pauta Fiscal (Instrução Normativa 031/2019/GAB/CRE) do preço do bezerro, vaca e boi gordo de Rondônia, editado e publicado pelo Governo do Estadual em dezembro passado e que, de acordo o deputado Adelino, simplesmente não reflete os preços praticado efetivamente pelo mercado. Gerando a possibilidade de multas para o produtor que vende seus animais, o que provoca a inviabilização dos negócios no campo. 

“As vantagens recebidas através de isenção estadual e municipais pelos frigoríficos devem ser repassadas aos produtores e consumidores, não é por causa de meia dúzia que todos devem pagar, a pauta atual faz com que o produtor além de vender seu gado mais barato, ainda é penalizado por isso, deve ser feito algo dentro da realidade e buscar formas de anistiar os produtores que foram multados nesta condição, tem produtores que foram multados há três anos e estão sendo autuados agora, se não mudar imediatamente, daqui a três anos vai ter gente recebendo multas e tendo todo tipo de dificuldade para se defender”, informou Adelino. 

Ainda segundo o parlamentar, os prejuízos dos produtores chegam aos R$ 700 milhões por ano, e isso deixa de gerar emprego e renda no campo. 

Os técnicos do governo estadual relataram que estão refazendo, em janeiro e fevereiro, as composições da equação econômica deste setor produtivo e, que medidas da redução ou manutenção da pauta atual serão em breve anunciadas e, que há uma dependência da coleta seletiva e positiva de dados de compra e venda desses itens da pauta que precisa ser melhor analisada. 

O vice-governador e o deputado Adelino Follador concordaram que é importante este estudo, reunindo as informações de dezembro e janeiro da Idaron e Emater, para que na primeira quinzena de fevereiro estes pontos possam ser sanados, permitindo uma redução do valor atual da pauta para se aproximar da realidade comercial. 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) foi consultado via telefone para o agendamento de uma reunião da Câmara Setorial da Carne, que reúne todos os membros da cadeia produtiva com o governo. E após intenso debate a agenda ficou marcada para o dia 11 de fevereiro próximo, às 09:00h no CPA, com o convite sendo realizado pela Câmara Setorial e pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Rondônia. 

O deputado Adelino Follador fez um agradecimento especial ao secretário adjunto, Franco Ono, e ao vice-governador, José Jordan, pela sensibilidade demonstrado ao pleito dos pecuaristas, reiterando que mesmo tendo que ser observada a Legislação, deve ser encontrado uma solução urgente, pois a regulação é para evitar fraudes e não para provocar crises.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), defendeu nesta terça-feira (16) a emancipação do

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Em reunião realizada com a comunidade do setor chacareiro da Zona Leste de Porto Velho, foi anunciada a entrega dos títulos definitivos das terras à

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)