Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Exalta Servidores do TJ/RO e Critica Omissão da Diretoria do Sinjur


Deputado Exalta Servidores do TJ/RO e Critica Omissão da Diretoria do Sinjur - Gente de Opinião

A última semana foi de intensa articulação na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde vários Sindicatos compareceram em busca de apoio para a revisão salarial, antes do congelamento que vai proibir o aumento, reajuste, progressões e etc.

Como já era de se esperar, o Presidente Jair Messias Bolsonaro, sancionou (27/05) a Lei Complementar nº. 173/2020 (Plano Mansueto), que congela o salário dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, até dezembro de 2021.

Os profissionais da Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros), através de muito empenho e dedicação, conquistaram 8% de aumento no salário, para receber depois da pandemia. E o Singeperon conseguiu incorporar a irredutibilidade.

E nesse contexto houve um pedido (e único) de equiparação salarial para os Servidores do Poder Judiciário/RO, no mesmo percentual aprovado para a Segurança Pública, protocolado por dois servidores, que se viram na obrigação de ajudar a classe, conforme segue abaixo.


Deputado Exalta Servidores do TJ/RO e Critica Omissão da Diretoria do Sinjur - Gente de Opinião

A nossa assessoria procurou o Dep. Ismael Crispim (Secretário-Geral da ALE/RO), que foi um dos principais articuladores no aumento concedido aos servidores da Segurança Pública. Para saber como foram as tratativas e por quê os servidores do Poder Judiciário não foram contemplados.

''Eu fui procurado pelos servidores do TJ/RO para que houvesse a equiparação salarial no mesmo percentual concedido a Polícia Civil. De imediato, eu elogiei a iniciativa, porque eu valorizo as pessoas que lutam pelo bem comum e tentamos achar uma saída para eles. No entanto, não teve como ajudar porque eles não possuem legitimidade para brigar por aumento no salário dos servidores. Essa prerrogativa é da Diretoria do Sinjur, que em nenhum momento nos procurou, faltou atitude'' declarou o Deputado.

Em análise ao Portal da Transparência, verificamos que a previsão orçamentária do TJ/RO para 2020 é de R$738 milhões, ou seja, é um orçamento robusto para um quadro de pessoal pequeno (3 mil) se comparado com o Poder Executivo. Sem falar que os aumentos aprovados para a Segurança Pública, seráo concedidos após a pandemia, ou seja, não iria impactar o orçamento nesse momento. 

Somos sabedores que o momento econômico não é bom e que haverá queda na arrecadação. Mas o que deve ser destacado é o esforço de buscar melhores condições de trabalho, que deve ser uma prioridade, independente do país estar em crise ou não. O papel do sindicato é cobrar.

Parabéns aos servidores pela iniciativa e desejamos sucesso a todos os servidores do Poder Judiciário Rondoniense em seus pleitos futuros. 

Mais Sobre Política

Governador Marcos Rocha assume compromisso com propostas apresentadas pelo deputado Cirone Deiró

Governador Marcos Rocha assume compromisso com propostas apresentadas pelo deputado Cirone Deiró

Na última sexta-feira (03), o deputado Cirone Deiró se reuniu por vídeo conferência com o governador Marcos Rocha. Na pauta, a adoção de medidas excep

Após intervenção de Cristiane Lopes, moradores do Cidade de Todos IX retornam para os apartamentos

Após intervenção de Cristiane Lopes, moradores do Cidade de Todos IX retornam para os apartamentos

Os moradores do Bloco B do Residencial Cidade de Todos IX finalmente puderam retornar para os seus apartamentos após vários meses pagando aluguel ou m

Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa distribui projetos e aprova pareceres

Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa distribui projetos e aprova pareceres

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa (CFETOOA) se reuniu na manhã desta terça-feira (30), no plenarinh