Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado diz que denúncias não comprovam guerrilha em RO



O deputado Ivan Valente (Psol-SP) afirmou que não há indícios suficientes para caracterizar a Liga dos Camponeses Pobres como grupo guerrilheiro. Ele disse que os elementos apresentados pelas autoridades estaduais de segurança em Rondônia (como livros de Mao Tsé-tung ou Lênin) não têm valor jurídico. O deputado lembrou que esses livros são estudados nas universidades brasileiras e que a sua existência (assim como "meia dúzia" de armas apreendidas) não serve para comprovar a atuação de uma guerrilha. "Não se pode confundir guerrilha com criminalização de movimentos sociais", alertou.

O deputado participa de audiência pública da Comissão de Agricultura que discute denúncias publicadas pela revista IstoÉ de que existem áreas em Rondônia sob o domínio armado da Liga dos Camponeses Pobres.

Ivan Valente lembrou que a Polícia Federal e a Polícia Militar de Rondônia têm posições diferentes sobre o assunto e que é preciso haver mais discussão sobre o tema, não apenas sob o ângulo dos proprietários de terra. Para isso, ele anunciou que a Comissão de Direitos Humanos também poderá promover uma audiência pública para discutir a atuação da Liga dos Camponeses Pobres.

Dep. ANSELMO : Acusações contra liga camponesa são fantasia

O deputado Anselmo (PT-RO) afirmou que o Ministério da Justiça tem de se pautar em fatos e que, até agora, não há fatos que comprovem a atuação da Liga dos Camponeses Pobres como grupo guerrilheiro. Segundo o deputado, os fatos denunciados pelas autoridades de segurança pública de seu estado contra a liga são "pura fantasia". Anselmo disse que a liga é formada por um pequeno grupo de pessoas e que, se a polícia do estado quisesse, poderia localizá-las em horas.

O deputado disse que as acusações contra a entidade resultam da luta pela terra entre o latifúndio e os sem-terra. Segundo ele, se há parlamentares que hoje se queixam de que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem alguém favorável aos sem-terra, é porque antes o Incra era favorável ao latifúndio.

As declarações foram feitas na audiência pública da Comissão de Agricultura que discute denúncias publicadas pela revista IstoÉ de que existem áreas em Rondônia sob o domínio armado da Liga dos Camponeses Pobres. A audiência ocorre no plenário 3.


Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)