Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado cobra controle à infecção hospitalar em Rondônia


Ao assegurar que as infecções hospitalares são complicações relacionadas à assistência à saúde e se constituem na principal causa de morbidade e mortalidade hospitalar, gerando prejuízos aos usuários, à comunidade e ao Estado, o deputado Cláudio Carvalho (PT) apresentou projeto e lei na Assembleia Legislativa que autoriza o Poder Executivo a implantar, no âmbito do Estado de Rondônia, o Programa de Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares. A proposição legislativa já se encontra em análise pelas comissões técnicas da Casa de Leis.

O programa proposto, segundo Cláudio Carvalho, poderá promover ações de conscientização e prevenção, ministrando cursos, palestras, esclarecimentos e orientações sobre infecções hospitalares aos pacientes, familiares e profissionais de saúde da rede pública e particular no âmbito do Estado de Rondônia.

“A infecção hospitalar é definida pela portaria MS nº 2616, de 12/05/1998, com aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. A verdade é que no nosso dia a dia, dentro desse contexto da prestação de serviços à saúde, temos algumas perguntas que precisam de resposta, tais como o que significa a infecção hospitalar? Quais as causas? Como prevenir a infecção hospitalar? A quem cabe a missão de prevenir e controlar a infecção hospitalar? Quais mecanismos regulação e controle de serviços e produtos o Poder público se utiliza? Como as infecções hospitalares são complicações relacionadas à assistência à saúde, causando morbidade e mortalidade hospitalar, entendemos ser oportuno a adoção desse programa de prevenção e controle em nível de Rondônia”, observou Cláudio Carvalho.

Outro ponto destacado pelo deputado petista em seu projeto de lei é que o Ministério Público Federal de Rondônia emitiu recomendação à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que adote providências no sentido da prevenção e controle da infecção hospitalar.             “Na recomendação da procuradora Lucyana Pepe há informação de que todos os hospitais do país são obrigados a manter um programa de controle de infecções hospitalares e constituir comissão de profissionais para executá-lo. A finalidade do nosso projeto de lei é autorizar o Governo do Estado a adotar o programa de prevenção e de controle, já que o Executivo poderá firmar convênios com instituições para que sejam elaboradas campanhas publicitárias de divulgação, esclarecimentos e sua difusão. Estamos oferecendo mecanismo legal e política de controle de infecção efetiva e normativa que envolva a população usuária dos serviços, possibilitando reflexão  sobre todas as estratégias possíveis que possam vir alterar esse quadro de saúdo em nosso Estado”, finalizou Cláudio Carvalho.

Fonte: Carlos Neves

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)