Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Anselmo de Jesus destaca curso intercultural


 
O deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) manifestou seu reconhecimento a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em pronunciamento, ontem (11), na tribuna da Câmara Federal, pela iniciativa no campo da universalização da educação.

Anselmo se referiu especialmente ao curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural para a qualificação e formação superior de professores indígenas, implantado no campus da UNIR em Ji-Paraná, e que foi visitado recentemente por ele.

Na visita, o deputado Anselmo acompanhado de professores e alunos tomou conhecimento da importância desse projeto que qualificará professores indígenas para atuarem em escolas de ensino fundamental e médio de suas comunidades, e que propõe preservar o costume, a cultura e o hábito da comunidade. “A escola indígena é um elo entre o conhecimento de cada povo e o conhecimento dito Universal, importante para equilibrar as relações entre indígenas e não indígenas, dando oportunidade a todos com igualdade”, destacou o deputado.

O curso propõe habilitações em Educação Escolar Intercultural no Ensino Fundamental e Gestão Escolar, Ciências da Linguagem Interculutral, Ciências da Natureza e da Matemática Interculural e Ciências da Sociedade Intercultural.

Para Anselmo a Universidade Federal de Rondônia foi sensível às reivindicações das comunidades indígenas e suas necessidades específicas e soube, com respeito, dialogar com grupos envolvidos e aprovar a constituição do curso que teve início no segundo semestre de 2009 e já conta com mais 100 alunos, representando cerca de 26 etnias das mais de 38 existentes no Estado. Além de Rondônia, povos do Sul do Amazonas e Noroeste de Mato Grosso também são público alvo para o curso.

Parabenizando a Universidade e destacando a direção do campus de Ji-Paraná e seus professores pelo profissionalismo, visão de futuro e comprometimento com os valores sociais do País, Anselmo ressaltou que a iniciativa oportuniza o diálogo entre os conhecimentos à medida que incentiva o valor tradicional de cada povo e valoriza sua identidade.

Fonte: Luciane Machado
 

Mais Sobre Política

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

A Justiça Eleitoral em Rondônia encerrará, no mês de setembro de 2019, a última fase do processo de revisão biométrica do eleitorado do estado, com co

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

A vereadora Cristiane Lopes (PP) esteve nos Distritos de União Bandeirantes e Extrema para realizar o levantamento das demandas dos moradores das comu

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Em busca de efetivar políticas públicas que, de fato, beneficiem a sociedade rondoniense, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e a primeira

Assembleia Legislativa aprova lei que garante o piso nacional aos professores da rede estadual

Assembleia Legislativa aprova lei que garante o piso nacional aos professores da rede estadual

Em duas votações, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 31/19, de autor