Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Anselmo de Jesus destaca curso intercultural


 
O deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) manifestou seu reconhecimento a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em pronunciamento, ontem (11), na tribuna da Câmara Federal, pela iniciativa no campo da universalização da educação.

Anselmo se referiu especialmente ao curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural para a qualificação e formação superior de professores indígenas, implantado no campus da UNIR em Ji-Paraná, e que foi visitado recentemente por ele.

Na visita, o deputado Anselmo acompanhado de professores e alunos tomou conhecimento da importância desse projeto que qualificará professores indígenas para atuarem em escolas de ensino fundamental e médio de suas comunidades, e que propõe preservar o costume, a cultura e o hábito da comunidade. “A escola indígena é um elo entre o conhecimento de cada povo e o conhecimento dito Universal, importante para equilibrar as relações entre indígenas e não indígenas, dando oportunidade a todos com igualdade”, destacou o deputado.

O curso propõe habilitações em Educação Escolar Intercultural no Ensino Fundamental e Gestão Escolar, Ciências da Linguagem Interculutral, Ciências da Natureza e da Matemática Interculural e Ciências da Sociedade Intercultural.

Para Anselmo a Universidade Federal de Rondônia foi sensível às reivindicações das comunidades indígenas e suas necessidades específicas e soube, com respeito, dialogar com grupos envolvidos e aprovar a constituição do curso que teve início no segundo semestre de 2009 e já conta com mais 100 alunos, representando cerca de 26 etnias das mais de 38 existentes no Estado. Além de Rondônia, povos do Sul do Amazonas e Noroeste de Mato Grosso também são público alvo para o curso.

Parabenizando a Universidade e destacando a direção do campus de Ji-Paraná e seus professores pelo profissionalismo, visão de futuro e comprometimento com os valores sociais do País, Anselmo ressaltou que a iniciativa oportuniza o diálogo entre os conhecimentos à medida que incentiva o valor tradicional de cada povo e valoriza sua identidade.

Fonte: Luciane Machado
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)