Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Anselmo de Jesus destaca curso intercultural


 
O deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) manifestou seu reconhecimento a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em pronunciamento, ontem (11), na tribuna da Câmara Federal, pela iniciativa no campo da universalização da educação.

Anselmo se referiu especialmente ao curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural para a qualificação e formação superior de professores indígenas, implantado no campus da UNIR em Ji-Paraná, e que foi visitado recentemente por ele.

Na visita, o deputado Anselmo acompanhado de professores e alunos tomou conhecimento da importância desse projeto que qualificará professores indígenas para atuarem em escolas de ensino fundamental e médio de suas comunidades, e que propõe preservar o costume, a cultura e o hábito da comunidade. “A escola indígena é um elo entre o conhecimento de cada povo e o conhecimento dito Universal, importante para equilibrar as relações entre indígenas e não indígenas, dando oportunidade a todos com igualdade”, destacou o deputado.

O curso propõe habilitações em Educação Escolar Intercultural no Ensino Fundamental e Gestão Escolar, Ciências da Linguagem Interculutral, Ciências da Natureza e da Matemática Interculural e Ciências da Sociedade Intercultural.

Para Anselmo a Universidade Federal de Rondônia foi sensível às reivindicações das comunidades indígenas e suas necessidades específicas e soube, com respeito, dialogar com grupos envolvidos e aprovar a constituição do curso que teve início no segundo semestre de 2009 e já conta com mais 100 alunos, representando cerca de 26 etnias das mais de 38 existentes no Estado. Além de Rondônia, povos do Sul do Amazonas e Noroeste de Mato Grosso também são público alvo para o curso.

Parabenizando a Universidade e destacando a direção do campus de Ji-Paraná e seus professores pelo profissionalismo, visão de futuro e comprometimento com os valores sociais do País, Anselmo ressaltou que a iniciativa oportuniza o diálogo entre os conhecimentos à medida que incentiva o valor tradicional de cada povo e valoriza sua identidade.

Fonte: Luciane Machado
 

Mais Sobre Política

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom