Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Anderson diz que bloqueio do salário dos servidores é injusto no momento de pandemia

Parlamentar lembrou que, com as demissões no setor privado, a economia de muitos municípios depende do salário dos servidores


Deputado Anderson diz que bloqueio do salário dos servidores é injusto no momento de pandemia - Gente de Opinião

Em discurso na sessão plenária de terça-feira (22), o deputado estadual Anderson Pereira (PROS) mostrou preocupação com o risco de bloqueio do salário dos servidores públicos de Rondônia devido ao não recadastramento obrigatório feito anualmente.  Ele apontou que erros no sistema para acesso ao processo revoltaram os servidores, que não conseguiram fazer o cadastramento para evitar esse bloqueio, que considerou injusto, caso ocorra, justo neste período de pandemia do novo coronavírus.

Segundo o parlamentar, o servidor que não fizer ou até mesmo atrasar o recadastramento terá o salário bloqueado. “O governo prorrogou o prazo para a conclusão do recadastramento, porém o sistema da Sepog e Segep é ineficiente, primeiro que o servidor não consegue mexer, envia a informação, pois o sistema diz que está pendente de envio de dados, outros precisam se deslocar até o órgão para resolver o “problema”, resultando em uma intensa lista de servidores que podem ficar sem salário”, disse Anderson.

O parlamentar ressaltou que a pandemia do novo coronavírus acarretou em demissões no comércio e em vários outros setores, onde muitos pais de famílias estão sofrendo com desemprego a espera de um pós-pandemia, que ninguém sabe quando será, e agora,  pode bloquear salários de servidores, que em muitas cidades de Rondônia é o que fomenta a economia.

“Eu acredito que pela ineficiência do próprio sistema,  o prazo para a entrega destas declarações deveria ser prorrogado novamente e  ter  um setor exclusivo para que o servidor possa tirar suas dúvidas para resolver os problema, pois existem inúmeros servidores que são leigos quanto a questão de informática e precisam de uma orientação técnica para mexer no sistema, que é complexo” destacou o parlamentar.

Preocupado, Anderson pede que o governo e a Casa Civil revejam essa questão e não permitam esse bloqueio, observando detalhadamente a situação de cada servidor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)