Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alex Redano coordena reunião de trabalho entre moradores do PAF Jequitibá, Incra e Sedam

Produtores rurais que moram na área há décadas pediram apoio do parlamentar para fazer junção de forças com bancada federal em Brasília (DF).


Deputado Alex Redano conduziu a reunião na Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO). - Gente de Opinião
Deputado Alex Redano conduziu a reunião na Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO).

Na tarde da última quinta-feira (22), no plenarinho 02, da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) coordenou uma reunião de trabalho entre moradores do PAF Jequitibá, que fica a cerca de 60 quilômetros de Porto Velho, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

Na oportunidade, em conversa com produtores rurais que residem na área há décadas, Alex Redano explicou os motivos do encontro. “A gente está aqui para conversar, tirar as dúvidas e evitar desinformação. Também queremos encontrar saídas para a população. Eu creio que para aquela área, o melhor caminho é a titulação definitiva. Tem que envolver todas as autoridades, especialmente o Governo Federal por meio do Incra”, comentou ele. 

Estiveram presentes o servidor do Incra, conhecido como Antônio do Incra, e o secretário Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Lagos. Alex Redano deu as boas vindas a todos os presentes e acredita que o melhor caminho é aliar o desenvolvimento com a preservação das florestas. “Eu tenho um viés mais desenvolventista. Não adianta preservar as florestas se faltar o feijão e o arroz na mesa do povo”. 

Rosildo Costa Lopes, agricultor que mora no PAF Jequitibá, agradeceu o empenho do deputado estadual em reunir os moradores e os órgãos responsáveis pela região. “Agradecemos esse apoio essencial que o deputado está dando para a gente. O senhor tem que intermediar algo nessa causa lá em Brasília, pois é lá é que vão resolver nossa situação. A gente não quer que aconteça igual aconteceu no Pará. Devemos nos mobilizar por ações políticas e jurídicas em todas as esferas de poder. Temos que juntar os oito deputados federais, os três senadores, o governador e o presidente da Assembleia Legislativa”, pontuou ele.

Deputado Alex Redano conduziu a reunião na Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO). - Gente de Opinião
Deputado Alex Redano conduziu a reunião na Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO).

Já Jânio, mais conhecido como Zoca, que também é agricultor sugeriu que “temos que mudar a portaria para um PA normal para poder fazer a regularização das famílias. Passa alguém na estrada, joga um fogo e essa situação nunca vai mudar. Tira o PA Florestal e o que tiver que corrigir, a gente corrige. O que não podem é amedrontar ou tirar as pessoas que moram ali há tanto tempo”.

O ex-deputado federal Lindomar Garçon (Republicanos) se colocou à disposição no que for possível para ajudar a todos em Brasília. “O deputado Alex tem muito crédito com a bancada federal em Brasília. Ele ajudou a população de Rio Pardo que estava em uma situação difícil. Ele convocou toda a bancada federal para fazer uma sessão lá e encontraram uma solução. Vamos ajudar a marcar uma audiência com o ministro e o presidente do Incra para podermos tentar derrubar essa portaria do PAF Jequitibá”.

Durante a reunião ficou definido que serão enviados diversos ofícios para vários órgãos federais, incluindo o próprio Incra, o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis e Meio Ambiente (Ibama), Ministério do Meio Ambiente e outros, para quem possam participar das discussões e decisões que possam surgir entre os participantes da iniciativa e moradores do PAF Jequitibá.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)