Segunda-feira, 20 de abril de 2020 - 13h57

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara dos Deputados pretende dobrar a punição, durante estado de calamidade pública, para os crimes praticados contra a administração pública. O PL 1485/2020 altera o Código Penal e tem entre os autores a deputada federal Mariana Carvalho (RO).
“Nesses tempos de pandemia, com um grande volume de recursos sendo repassados aos gestores públicos, é importante lembramos que nem todo mundo trata o dinheiro público com seriedade”, explica a parlamentar.
Enquadram-se na categoria prevista pelo projeto crimes como corrupção passiva; peculato (apropriar-se de valores); prevaricação (deixar de exercer o que lhe é de dever); concussão (exigir vantagem indevida), entre outros. A proposta também estabelece punição em dobro, por ocasião de calamidade pública, para os crimes de corrupção ativa e fraude em licitações.
De acordo com Mariana, é preciso que haja tolerância zero com a corrupção. Ela afirma que a proposta vai ao encontro dos anseios da sociedade e lembra que a decretação do estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 levou o Brasil a flexibilizar diversas regras de fiscalização do Estado para conferir celeridade às demandas da sociedade.
“Sabemos da necessidade urgente de liberação de recursos nesse momento em que uma pandemia ameaça vidas. Mas, esse cenário pode se tornar um campo aberto para os mais diversos delitos. A legislação precisa acompanhar esse momento e prevê punição severa para quem se aproveitar da ocasião para desviar o dinheiro que é do povo brasileiro”, afirma a deputada.
A proposta está pendente de votação na Câmara, mas já é considerada prioridade por parlamentares da Comissão Externa de Enfrentamento ao Coronavírus.
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)