Quarta-feira, 16 de maio de 2007 - 05h46
As sentenças que determinam editoras e empresas jornalísticas a indenizarem o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), por publicações contendo denúncias não comprovadas como envolvimento com narcotráfico e formação de quadrilha concedidas pela Justiça do Distrito Federal foram usadas como base do pronunciamento do parlamentar, na Câmara dos Deputados, para chamar a atenção à prática atual, "de alguns setores da imprensa" nacional que continuam julgando e condenando inocentes.
Essa prática, segundo ele, se dá através de reportagens sensacionalistas, levianas e acobertadas "pelo nosso aparelho policial, que expõe cidadãos, acusados sem provas, algemados, para serem exibidos como troféus nos telejornais, e logo depois soltos por absoluta falta de provas. Eu mesmo, recentemente, fui vítima do arbítrio, como das outras vezes, sem culpa e sem provas", ressalta Amorim.
O deputado obteve sentenças favoráveis com indenizações reparatórias do jornal Correio Braziliense, recentemente, da Enciclopédia Britânica, Jornal do Brasil, o Globo, e ainda tramita ações contra outras publicações nacionais pela mesma razão.
De acordo com Amorim, a campanha ancorada "por poderosos" na mídia nacional tv, jornal e rádio teve início quando de sua posse na 4ª Secretaria do Senado, há 12 anos, quando senador. "Era demais para eles, os poderosos, ver a vitória de um filho de lavrador, empregado doméstico, que dava início a uma nova fase em Rondônia, ungido pelas urnas, para representar os excluídos, trabalhadores rurais e garimpeiros", conta.
Em decorrência da "covarde campanha" difamatória que visava tirá-lo da vida pública, o deputado amarga danos irreparáveis à saúde, com seqüelas que exigem tratamento especializado periódico.
Por essas razões, Amorim diz em seu discurso, que juntou todas as sentenças prolatadas pela Justiça, que o inocentam das acusações e determinam indenizações, para chamar a atenção da mídia, servir de objeto de estudo e orientação ao bom jornalismo, e "finalmente entrego ao povo de Rondônia, principalmente a minha família, a classe trabalhadora, os excluídos, como garimpeiros.
Fonte: Yodon Guedes
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)