Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Denúncia leviana provoca dano irreparável, diz Amorim


As sentenças que determinam editoras e empresas jornalísticas a indenizarem o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), por publicações contendo denúncias não comprovadas – como envolvimento com narcotráfico e formação de quadrilha – concedidas pela Justiça do Distrito Federal foram usadas como base do pronunciamento do parlamentar, na Câmara dos Deputados, para chamar a atenção à prática atual, "de alguns setores da imprensa" nacional que continuam julgando e condenando inocentes.

Essa prática, segundo ele, se dá através de reportagens sensacionalistas, levianas e acobertadas "pelo nosso aparelho policial, que expõe cidadãos, acusados sem provas, algemados, para serem exibidos como troféus nos telejornais, e logo depois soltos por absoluta falta de provas. Eu mesmo, recentemente, fui vítima do arbítrio, como das outras vezes, sem culpa e sem provas", ressalta Amorim.

O deputado obteve sentenças favoráveis com indenizações reparatórias do jornal Correio Braziliense, recentemente, da Enciclopédia Britânica, Jornal do Brasil, o Globo, e ainda tramita ações contra outras publicações nacionais pela mesma razão.

De acordo com Amorim, a campanha ancorada "por poderosos" na mídia nacional – tv, jornal e rádio – teve início quando de sua posse na 4ª Secretaria do Senado, há 12 anos, quando senador. "Era demais para eles, os poderosos, ver a vitória de um filho de lavrador, empregado doméstico, que dava início a uma nova fase em Rondônia, ungido pelas urnas, para representar os excluídos, trabalhadores rurais e garimpeiros", conta.

Em decorrência da "covarde campanha" difamatória que visava tirá-lo da vida pública, o deputado amarga danos irreparáveis à saúde, com seqüelas que exigem tratamento especializado periódico.

Por essas razões,  Amorim diz em seu discurso, que juntou todas as sentenças prolatadas pela Justiça, que o inocentam das acusações e determinam indenizações, para chamar a atenção da mídia, servir de objeto de estudo e orientação ao bom jornalismo, e "finalmente entrego ao povo de Rondônia, principalmente a minha família, a classe trabalhadora, os excluídos, como garimpeiros. 

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)