Segunda-feira, 16 de julho de 2007 - 17h50
O Tribunal de Justiça recebeu na sessão de hoje (16) denúncia na íntegra oferecida pelo Ministério Público do Estado de Rondônia contra ex-parlamentares acusados de pedirem propina ao governador Ivo Cassol em troca da governabilidade e aprovação de projetos na Assembléia Legislativa.
Foram denunciados por crime de formação de quadrilha, concussão, e corrupção passiva os ex-deputados estaduais Carlão de Oliveira, Haroldo Santos, Amarildo de Almeida, Ronilton Capixaba, Ellen Ruth, Emílio Paulista, João da Muleta, Daniel Néri e o ex-assessor da Assembléia Legislativa, Moisés de Oliveira.
De acordo com o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Ivo Benitez, todos os ex-parlamentares buscavam vantagens indevidas. "Os deputados agiam ora isoladamente, em benefício do grupo, ou para proveito individual. Isso não impedia que se mostrassem preocupados em informar as atividades paralelas, para não causar desconfiança entre eles mesmos".
Por se tratar de crime contra a administração pública, segundo o Procurador, pode configurar o delito a exigência de qualquer vantagem indevida, não necessariamente patrimonial, sendo ainda crime formal, ou seja, não precisa que a ameaça se concretize, ou que a vantagem indevida seja obtida.
Os ex-deputados foram gravados na residência do governador e as imagens divulgadas no programa "Fantástico", da Rede Globo, em abril de 2005. Com base na denúncia divulgada no programa, o Ministério Público, através do Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, solicitou providência ao Ministério da Justiça. Após a exibição das imagens, a Polícia Federal apreendeu fitas na residência do governador, por determinação do STJ.
As fitas foram degravadas, mas no oferecimento da denúncia o MP pediu nova degravação, o que atrasou o recebimento. Agora os denunciados tornaram-se réus de ação penal, devendo ser interrogados e oferecer defesa prévia, seguindo a instrução do processo.
Fonte: Ascom/MPRO
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)