Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DENÚNCIA: Banco Bradesco aumenta perseguição



DENÚNCIA: Banco Bradesco aumenta perseguição e tenta até mesmo cercear o direito de ir e vir de bancários

Depois de ficar conhecido como “máquina de moer gente” – devido ao número expressivo de demissões injustas praticadas contra funcionários lesionados - e já ser um nome conhecido e comum nas salas de audiência do Tribunal Regional do Trabalho - onde vem sofrendo sucessivas derrotas - o banco Bradesco de Rondônia agora assumiu a postura real de intolerância e perseguição implacável ao trabalhador bancário.

É o que se pode confirmar com as inúmeras denúncias feitas por trabalhadores que foram injustamente demitidos, funcionários que preferem não se identificar e pelos dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO).

As atuais denúncias dão conta, inclusive de tentativa de cercear o direito de ir e vir do funcionário, a exemplo do que aconteceu com o time de futebol do Bradesco. Na fase classificatória do Campeonato Bancário de Futebol Society 2010, o time do Bradesco – atual campeão do certame - foi impedido de jogar, por ordem oriunda da gerencia regional e administrativa do banco.

“Acredito que eles queriam atingir o torneio, comprometendo a atuação do sindicato, que realiza o Campeonato. No entanto, eles, simplesmente atingiram seus próprios funcionários, que passaram por constrangimento e, com o time incompleto, acabaram levando uma goleada de 8 a 1 e perderam a chance de disputar as semifinais”, disse um bancário que não quis se identificar e que acrescenta: “Isso é uma tentativa de retaliação à atuação do sindicato, que vive combatendo as mazelas e desmandos praticados pela instituição bancária”.


ASSÉDIO E PERSEGUIÇÃO

O banco Bradesco, um dos mais ricos da América Latina, é notoriamente conhecido como uma instituição que persegue e humilha seus trabalhadores. Inúmeras denúncias são feitas ao sindicatos e às regionais em Rondônia, o banco acabou recebendo a denominação de “máquina de moer gente”, por ser recordista em número de demissões de trabalhadores vítimas de doenças adquiridas no trabalho.

Além disso, o Bradesco é famoso por praticar o assédio moral e constrangimento ilegal a seus funcionários. Durante a greve nacional da categoria, gerentes do banco ligavam para os funcionários - de noite e de madrugada - e os obrigavam a trabalhar, usando de toda sorte de intimidação, até mesmo com ameaça de demissão. A mesma ‘tática’ de terrorismo também obrigava os bancários a ligarem para a polícia – fazendo denúncias contra o movimento - e impedirem a atuação dos grevistas.

Por isso, as agências do Bradesco foram as que mais ‘furaram’ a greve e o clima de desconforto e constrangimento eram nítidos nessas unidades.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ / SEEB/RO
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)