Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DENÚNCIA: Banco Bradesco aumenta perseguição



DENÚNCIA: Banco Bradesco aumenta perseguição e tenta até mesmo cercear o direito de ir e vir de bancários

Depois de ficar conhecido como “máquina de moer gente” – devido ao número expressivo de demissões injustas praticadas contra funcionários lesionados - e já ser um nome conhecido e comum nas salas de audiência do Tribunal Regional do Trabalho - onde vem sofrendo sucessivas derrotas - o banco Bradesco de Rondônia agora assumiu a postura real de intolerância e perseguição implacável ao trabalhador bancário.

É o que se pode confirmar com as inúmeras denúncias feitas por trabalhadores que foram injustamente demitidos, funcionários que preferem não se identificar e pelos dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO).

As atuais denúncias dão conta, inclusive de tentativa de cercear o direito de ir e vir do funcionário, a exemplo do que aconteceu com o time de futebol do Bradesco. Na fase classificatória do Campeonato Bancário de Futebol Society 2010, o time do Bradesco – atual campeão do certame - foi impedido de jogar, por ordem oriunda da gerencia regional e administrativa do banco.

“Acredito que eles queriam atingir o torneio, comprometendo a atuação do sindicato, que realiza o Campeonato. No entanto, eles, simplesmente atingiram seus próprios funcionários, que passaram por constrangimento e, com o time incompleto, acabaram levando uma goleada de 8 a 1 e perderam a chance de disputar as semifinais”, disse um bancário que não quis se identificar e que acrescenta: “Isso é uma tentativa de retaliação à atuação do sindicato, que vive combatendo as mazelas e desmandos praticados pela instituição bancária”.


ASSÉDIO E PERSEGUIÇÃO

O banco Bradesco, um dos mais ricos da América Latina, é notoriamente conhecido como uma instituição que persegue e humilha seus trabalhadores. Inúmeras denúncias são feitas ao sindicatos e às regionais em Rondônia, o banco acabou recebendo a denominação de “máquina de moer gente”, por ser recordista em número de demissões de trabalhadores vítimas de doenças adquiridas no trabalho.

Além disso, o Bradesco é famoso por praticar o assédio moral e constrangimento ilegal a seus funcionários. Durante a greve nacional da categoria, gerentes do banco ligavam para os funcionários - de noite e de madrugada - e os obrigavam a trabalhar, usando de toda sorte de intimidação, até mesmo com ameaça de demissão. A mesma ‘tática’ de terrorismo também obrigava os bancários a ligarem para a polícia – fazendo denúncias contra o movimento - e impedirem a atuação dos grevistas.

Por isso, as agências do Bradesco foram as que mais ‘furaram’ a greve e o clima de desconforto e constrangimento eram nítidos nessas unidades.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ / SEEB/RO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)