Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defesa Civil e Semas monitoram áreas de alagação


Com o objetivo de atender às famílias que vivem em áreas de alagação, a prefeitura de Porto Velho está desenvolvendo o projeto “Proteger”, com o monitoramento constante das regiões críticas. A cota do rio Madeira registrada nesta quinta-feira (14) foi de 15,65 metros, seis centímetros maior do que a marca do dia 13 (de 15,59 metros). No ano passado, a cota máxima do rio Madeira foi registrada no dia 21 de abril e chegou a 15,54 metros. O fato do nível do rio já ter atingido em fevereiro uma marca maior do que aquela anotada em abril do ano passado indica a probabilidade de grandes alagações neste ano e a prefeitura está tomando todas as medidas necessárias para resguardar os moradores das regiões de risco, afirma o coordenador da Defesa Civil do município, tenente coronel PM Reinaldo Raimundo da Silva. 

O trabalho do projeto “Proteger” é desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Defesa Civil. Diariamente, a Defesa Civil recebe dados sobre o comportamento do rio, emitidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (ligado ao Ministério de Integração Nacional), do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Porto da Hermasa. Além disso, são feitas visitas constantes nas áreas mais propensas às alagações, que ficam nos bairros Triângulo, Baixa da União, Balsa, Milagres, São Sebastião, Costa e Silva e Nacional. 

O programa “Proteger” prevê a retirada de famílias que se encontram em situação de perigo iminente. Nestes casos, as famílias são removidas em um primeiro momento para o Ginásio Eduardo Lima e Silva. Estas famílias passam por uma avaliação sócio-econômica. Os moradores que comprovadamente não têm onde ficar e nem condições para arcar com um aluguel recebem um auxílio moradia de R$ 180,00 durante os três meses de cheia. Neste ano já foram retiradas seis famílias da Baixa da União. 

Para atender à Legislação Eleitoral, que proíbe a compra e distribuição de bens em ano de eleições , a Defesa Civil enviou um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando permissão para a compra e distribuição de madeira para a construção de 2 mil metros de passarelas em casas que ficaram ilhadas nas margens do Madeira. 

A Defesa Civil conta com três telefones que podem ser utilizados para os casos de necessidade de apoio, que são: 3901 3020, 9961 3416 e 9983 1365.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega de uma Sala de Cursos de Capacitação totalmente mobiliada e equipada com comput

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Nos dias 15 e 16 de novembro, Pimenta Bueno será palco da Mega Feira de Liquidação e da Habitação, uma iniciativa da Associação Empresarial e da Câm

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)