Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defensoria Pública empossa 17 novos defensores nesta quinta


A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE) empossa, nesta quinta-feira, em solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, 17 novos defensores. Eles foram aprovados no último concurso público realizado pela instituição e serão distribuídos nas 22 Comarcas em que a Defensoria se faz presente.

Ao comentar essa nova fase da Defensoria, o defensor público-geral, Carlos Biazi, disse que a posse dos novos defensores representa um avanço para o trabalho prestado aos mais necessitados. Ele lembra que, por ano, a Defensoria atende mais de 300 mil pessoas em todo o Estado e que esse trabalho será ampliado com a chegada de mais defensores.

Os defensores púbicos a serem empossados nesta quinta-feira são remanescentes do último concurso público realizado pela Defensoria Pública, quando mais de 1100 candidatos de todo o Brasil se inscreveram. Desse total, apenas 17 logrou êxito nas três etapas (objetiva, subjetiva e oral) da prova. O concurso pretendia preencher pelo menos 25 vagas.

Questionado sobre o baixo número de aprovados, já que o concurso teve mais de 110 inscritos, o subdefensor público-geral, Oliveira Andrade, justifica que isso denota a preocupação da DPE com a qualidade dos profissionais que compõe seu quadro. “Tivemos candidatos de todos os recantos do Brasil, gente bem preparada e pessoas que já exercem atividades em outros órgãos e que estão optando pela carreira de defensor público. Tenho certeza que os 17 que estão sendo empossados nesta quinta-feira vêm contribui para melhorar a qualidade do indispensável serviço que prestamos em todo o Estado”, afirma Oliveira.

Carlos Biazi adianta que, com a designação dos novos defensores para as Comarcas do interior, defensores mais antigos serão promovidos e remanejados, com alguns vindo atuar na capital. Com a posse dos 17 novos integrantes, a Defensoria Pública de Rondônia passa a ter um quadro de 45 defensores.

Fonte: Ascom/DPE

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)