Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Defensoria Pública atende em novo endereço


 
Defensoria Pública do Estado implementa melhorias no atendimento à população e transfere suas instalações para um novo prédio, na avenida Sete de Setembro, no centro comercial de Porto Velho. Segundo o Defensor Público Geral em exercício Carlos Biazi, a medida demonstra o crescimento e o fortalecimento da Defensoria. “Estamos em uma área bem localizada e de fácil acesso”, ressalta.

Como forma de melhor atender o jurisdicionado, a Defensoria mantém atendimento também no Shopping Cidadão e nos presídios da Capital. Carlos Biazi, complementando a fala do corregedor-geral Oliveira Andrade, garante que a instituição investirá ainda na promoção de cursos, palestras e estímulos educativos para os servidores da instituição. “O objetivo é capacitar cada vez mais os servidores para otimizar o atendimento ao público”.

Com 22 comarcas e dois municípios - São Francisco e Candeias do Jamari – a serem atendidos, a Defensoria Pública sofre com o acúmulo de serviço. O corregedor-geral Oliveira Andrade afirma que a instituição tem a proposta de atuar em todas as comarcas, mas não o faz por falta de pessoal, mas ressalta que já atende todas as sedes de comarcas.

A solução, embora parcial, segundo o defensor público-geral em exercício, é a contratação dos 30 novos defensores aprovados em concurso público. “O concurso público está em andamento aguardando apenas o julgamento de alguns mandados de segurança, o que deverá ocorrer brevemente. Com a contratação de 30 novos servidores haverá uma melhoria substancial, mas não se pode esquecer que a demanda é crescente”.

Atualmente o quadro funcional da Defensoria Pública conta com 26 defensores, em todo Estado, mais um aparato de 150 advogados assessores, que fazem às vezes de defensores ajudando na elaboração de peças jurídicas. “Há necessidade de complementação de mão-de-obra”, observa Oliveira Andrade.

Em Ji-Paraná, como em Porto Velho, a Defensoria mantém atendimento no Shopping Cidadão.

Atendimento

Em 2007 a Defensoria Pública realizou mais de 266 mil atendimentos em todo o Estado. Na área criminal foram 125 mil atendimentos e na civil 140 mil. Na questão de litígio familiar, a Defensoria Pública atende mais de 70% e, na área cível em geral, mais de 50% dos casos.

Mais de 95% das pessoas que cumprem pena em presídio são atendidas pela Defensoria Pública, ‘daí a necessidade do plantão permanente. A equipe de defensores fica das 7h às 16h nas penitenciárias’. A Defensoria mantém ainda convênio com o Ministério da Justiça na área de fomento às penas alternativas.

A inexistência da Defensoria Pública da União faz com que a Defensoria Pública estadual atue perante a Justiça Eleitoral em todas as comarcas do Estado e ‘isso gera um grande acúmulo de tarefas’, afere o corregedor-geral.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl