Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defensoria faz mobilização pela defesa da criança e do adolescente



Associada a Justiça da Infância e da Juventude e a entidades civis organizadas em prol dos direitos da criança e do adolescente, a Defensoria Pública de Rondônia (DPE) fará mobilização em todas as comarcas de Rondônia, a partir da próxima terça-feira (13) até o dia 16 (sexta-feira), para debater questões relacionadas à “Internação de adolescentes em locais inadequados e/ou situações inadequadas (incluindo delegacias, presídios, situações de superlotação, tortura, maus tratos, medicalização etc.) e a luta contra a redução da maioridade penal”.

Como coordenador dessas tarefas, o defensor público-geral, Carlos Biazi, designou o defensor público Hélio Vicente de Matos, coordenador da DPE no shopping Cidadão. Hélio afirma que, além de panfletagem, afixação de cartazes e distribuição de folder em pontos estratégicos, será montado pontos de coletas de assinaturas contra a diminuição da maioridade penal.

Para Carlos Biazi, com a sua capilaridade e atenção especial de seus defensores para com o problema, a defensoria Pública de Rondônia dará uma importante contribuição para minorar os problemas envolvendo menores. “Com a nova a promulgação da nova Lei da Defensoria, estaremos nos fortalecendo para prestar melhor atendimento ao cidadão e nos envolver em outras que, por falta de estrutura, ainda não estávamos atuando”, observa Biazi.

Junto com representantes do Ministério Público e juízes da infância, Hélio Vicente fará também visitas de inspeção aos abrigos e casas de detenções provisórias para menores em conflito com a lei. “Há uma legislação que obriga o Estado e o Município a oferecer educação e profissionalização aos menores, se a lei não é cumprida, os órgãos competentes podem entrar com ação civil pública contra esses órgãos”.

A realidade dos centros de recuperação para jovens, segundo e defensor público, deve ser mudada. Para ele, como está hoje, esses centros, ao invés de ressocializar e educar o menor, acaba agravando o problema, transformando o adolescente em um infrator de maior periculosidade. “São escolas de atos infracionais”, acentua.

A mobilização, segundo Hélio Vicente, é em nível nacional, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, através da RENADE (Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei), com apoio da ANCED (Associação Nacional dos Centros de Defesa), ANADEP (Associação Nacional dos Defensores Públicos), CONDEGE (Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais) e ILANUD (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente).

As atividades, coletas de assinaturas e visitas aos centros de menores, terão início na terça-feira, logo após o feriado, segundo anunciou Hélio Vicente. 

Fonte: Ascom DPE

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)