Quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 12h07
A Defensoria Pública-Geral do Estado (DPE) e o Departamento de Ciências Jurídicas da Unir devem assinar convênio de cooperação técnica para que os estudantes do curso de Direito daquela instituição possam desenvolver atividades complementares extra-classe nas áreas cívil e criminal, além de participarem de palestras e seminários. Os defensores públicos também serão disponibilizados para ministrarem palestras nos eventos organizados pelo Departamento e divulgar as ações da Defensoria junto à comunidade universitária.
O acordo entre as duas instituições foi discutido esta semana, durante reunião entre o chefe de Departamento de Ciências Jurídicas, Delson Fernandes Barcellos, que esteve na DPE, e o Subdefensor Público-Geral do Estado, José Oliveira de Andrade. O chefe do Departamento destacou a importância da parceria para que os estudantes possam ter contato com a parte prática e, em especial, com a comunidade carente, público que a instituição de assistência jurídica atende.
Para Delson, é fundamental que o aluno tenha essa visão social para ajudar no seu crescimento profissional. José Oliveira colocou a Defensoria à disposição da comunidade universitária para cooperar no que for possível. Ele acredita que parcerias como essas ajudam os universitários a escolherem sua linha de atuação nas diversas carreiras que o Direito disponibiliza.
O curso de Direito na Unir/Porto Velho conta com uma média de 400 alunos. São 23 professores, entre eles, mestres e doutores. O curso continua sendo um dos mais concorridos da Universidade. Apesar de ter aumentado de 40 para 100 vagas anuais, com ingresso de 50 estudantes por semestre, ainda não consegue atender a demanda.
Guajará
O titular do Departamento disse durante a reunião que a Unir tentará suprir a carência nessa área, abrindo, já no mês de agosto, uma extensão do curso de Direito no município de Guajará-Mirim, em parceria com o Governo do Estado. Este arcará com os custos. Serão disponibilizadas 100 vagas, com entrada dos aprovados no vestibular de uma única vez. A parceria foi possível graças ao Programa de Desenvolvimento Regional através da Educação.
Delson explicou que o projeto político-pedagógico será igual ao da sede, mas terá algumas disciplinas regionalizadas, como Comércio Exterior, Direito Internacional, Direito Ambiental e Direito Indígena. As três primeiras já são oferecidas na sede, mas para se adequar a realidade local, carga horária será mais extensa na Unir/Guajará.
Participaram também da reunião, os defensores Maríllya Reis, Raimundo Ribeiro Cantanhede Filho e Hans Lucas Immich.
Fonte: Emília Araújo
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes