Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DEFENSORIA: Candidatos pedem intervenção...



Candidatos à vaga de defensor público formam comissão e pedem intervenção federal para continuidade de concurso
 

O representante da comissão informou que, o pedido de Intervenção Federal de protocolo (20000020080119980) realizado em 08/ 10/08, já se encontra em poder da presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade.

Uma comissão formada por aprovados no concurso para vaga de defensor público do estado de Rondônia entrou na justiça com Representação de Intervenção Federal no Estado para corrigir irregularidades cometidas pela comissão realizadora do concurso do Órgão. Marcus David Rezende, representante da comissão, explicou que atualmente existem cerca de 150 assistentes jurídicos nomeados SEM CONCURSO. Segundo ele, há comarcas em que esses assistentes foram denunciados por cobrarem honorários de cidadãos que buscam o serviço de defensoria pública, que é gratuito.

O representante da comissão informou que, o pedido de Intervenção Federal de protocolo (20000020080119980) realizado em 08/ 10/08, já se encontra em poder da presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade. Marcus Rezende conta que, o pedido foi feito especificamente para intervir na Defensoria Pública do Estado de Rondônia, devido inúmeras irregularidades e o descumprimento de decisões judiciais em favor dos aprovados.

Dos mais de 1800 inscritos no concurso para defensor público, 150 foram aprovados. O edital foi lançado início do ano de 2004 e oferecia 30 vagas, quando foi anulado por irregularidades pelo Poder Judiciário que, lançou novo edital em junho de 2006 com realização da provas somente no ano de 2007, com primeira fase no mês de outubro e segunda em dezembro do mesmo ano. Conforme Marcus Rezes, os aprovados já entregaram a documentação e títulos exigidos pelo edital e aguardam apenas a prova oral.

Na avaliação de Marcus, é inadmissível que a Defensoria Pública de Rondônia esteja atuando com assistentes jurídicos desempenhando funções de defensor. Segundo ele, os magistrados não estão reconhecendo as assinaturas de atos dos assistentes, sendo assim, a necessidade emergente de suas contratações, depois de mais de quatro anos do lançamento do edital de concurso.

Abaixo Liminar pedindo afastamento de funções por ter cobrado honorários serviço gratuito de defensoria pública 

DEFENSORIA: Candidatos pedem intervenção... - Gente de Opinião

Fonte:  Suzana Soares

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)