Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DEBATE NA UNIR: Candidatos estiveram acima das perguntas


Lúcio albuquerque

Perguntas fracas, muito abaixo do que se poderia esperar de universitários, especialmente em se tratando de (predominantemente) alunos dos cursos de Ciências Políticas e de Direito, em sua quase totalidade discentes da nossa Universidade Federal.
 
Assim foram os questionamentos feitos nas noites de quarta e quinta-feira a candidatos a governador no I Debate promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Direito da Unir e realizado no campus da BR-364.
 
Perguntas como “o que o senhor pode fazer para melhorar o nosso transporte até aqui” ou “por que o campus da Unir fica tão longe da cidade”, foram apenas duas das dirigidas aos candidatos, surpreendendo o público não universitário – e que não tinha direito a perguntar – pela fraqueza dos questionamentos.
 
“Eu esperava perguntas mais objetivas e com maior consistência. Afinal estamos num ambiente de formação de futuras lideranças”, reclamou ao final o historiador Francisco Matias, presente ao debate de quinta-feira quando os candidatos Adílson Siqueira (PSOL) e Amir Lando (coligação Rondônia mais humana) fizeram suas apresentações.
 
Um estudante perguntou a Amir Lando o que ele poderá fazer “porque atualmente um marmitex dirigido aos presos do Urso Branco é pago a 29 reais e o perco de mercado é 5 reais”. A resposta de Amir foi simples, mas o estudante parece não ter percebido: “Se o Governo paga 29 e o preço de mercado é 5, eu vou tentar reduzir para 4 reais a unidade, porque se compramos em grande quantidade é claro que o custo pode ser reduzido”.
 
v

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)