Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Debate encerra semana de políticas públicas e violência contra crianças e adolescentes


 
A semana de atividades para lembrar o dia “18 de Maio” - Dia Nacional de Combate ao Abuso, à Exploração e à Violência Sexual contra crianças e adolescentes - foi encerrada na manhã desta sexta-feira (21), em Porto Velho, com palestra e debate sobre políticas públicas e violência contra crianças e adolescentes e um panorama da realidade na maior cidade do Estado de Rondônia.

O evento contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e aconteceu no auditório do Ministério Público do Estado, com a presença de representantes de outros órgãos e entidades integrantes da Rede de Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes e de profissionais de diversas  áreas de atuação.

O  advogado Renato Roseno, assessor e coordenador de Projetos da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente de Fortaleza, abordou o tema: “Violência contra crianças e adolescentes e as políticas públicas” e a professora Berenice de Oliveira, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) apresentou um panorama da violência contra crianças e adolescentes na Capital de Rondônia, Porto Velho.

O Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho – PRT 14ª Região, Francisco José Pinheiro Cruz, representando o MPT, compôs a mesa de abertura juntamente com o diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do Ministério Público Estadual, promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo e outras autoridades.

Ao saudar os participantes, Francisco Cruz destacou a importância das atividades realizadas na semana, “as quais serviram para aproximar ainda mais as instituições e órgãos que integram a Rede de Enfrentamento e se dedicam à luta contra o abuso e a violência sexual da qual são vítimas crianças e adolescentes”, afirmou.

Para o procurador-chefe, “a população precisa ser melhor informada e cabe aos órgãos responsáveis por combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, atuarem de forma mais harmoniosa, cada um sabendo o que o outro faz, conhecendo melhor suas práticas e atuações. E o que cada um pode fazer para conter o avanço do abuso e da exploração de crianças e dos adolescentes”, acrescentou.

Cruz também considerou positivo o entrosamento que houve entre as instituições e órgãos que se engajaram com o objetivo de sensibilizar a população para o problema, objetivo que foi alcançado. Para o procurador, “é preciso que a experiência desta semana tenha continuidade, a fim de as respostas à sociedade sejam mais rápidas e eficazes”, afirmou.


Casos denunciados em Rondônia através do Disque 100 nacional:

No ano de 2009, as denúncias de casos de violência contra crianças e adolescentes denunciados no Estado de Rondônia, através do Disque 100 Nacional, somaram  374, sendo 276 delas em Porto Velho. Do total de denúncias, 102 envolviam vítimas de abuso sexual (13,5%) e 165 casos de violências(21,8%) Os casos de violência psicológica registraram 132 denúncias (17,4%). Os casos de violência com lesão corporal registraram e 90 denúncias (11,9%).

De acordo com números divulgados pelo Ministério Público Estadual, o total de vítimas de violência contra criança e adolescentes no Estado somou 692, sendo 376 do sexo feminino e 254, masculino. Nove por cento dos casos registrados não tiveram o sexo identificado e a ocorrência maior de casos ocorreu com crianças na faixa etária de 12 anos (80 casos).

Entre os suspeitos da prática de violência contra crianças e adolescentes, 335 eram do sexo masculino e 286 feminino. Em relação ao vínculo de parentesco dos suspeitos, 206 são mãe,  95 pai, 59 padastro, 22 madrasta. Os casos não informados foram 49 e os que apontavam suspeitos desconhecidos, 62.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Rondônia (com dados do MP-RO)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Sílvia Cristina e Maurício Carvalho discutem o fortalecimento da federação União Progressista em Rondônia

Sílvia Cristina e Maurício Carvalho discutem o fortalecimento da federação União Progressista em Rondônia

Os deputados federais Sílvia Cristina e Maurício Carvalho, se reuniram nesta segunda-feira (2) em Porto Velho, para discutir o fortalecimento da fed

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)