Quarta-feira, 1 de setembro de 2010 - 11h20
O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, durante o debate realizado na noite de terça-feira, 31/08, em Rolim de Moura, demonstrou ser o mais preparado para governar o Estado de Rondônia.
Com propostas simples, mas executáveis, Valverde cativou a platéia que lotou as dependências do Teatro Municipal ao responder aos questionamentos e ao manter o debate no nível desejado tanto pelos organizadores quanto pelos telespectadores que acompanharam a transmissão por uma rede de rádio e pela internet. O debate foi realizado pela Rádio Rolim Comunitária FM 104,9 e teve transmissão pela TV Jornet.
Por sorteio, Valverde foi o primeiro a compor a mesa e o quarto a responder à primeira questão. O candidato disse que a coligação PT/PSB é coerente e equilibrada, tendo o candidato a governador da capital e o candidato a vice-governador do interior. Disse ainda que como deputado federal por dois mandatos aprendeu a dialogar com os prefeitos e com o governo federal, o que considera fundamental para governar o Estado.
Eduardo Valverde disse que está preparado para ser governador e que a sua capacidade de dialogar com o governo federal é fundamental para alocar recursos a serem investidos nos mais variados projetos em parcerias entre Estado, Prefeituras e União. “Rondônia é um Estado que depende muito dos investimentos do governo federal, e ao longo dos últimos anos perdemos investimento por essa falta de capacidade do atual governo de dialogar com o Presidente Lula, e à partir do dia 1 de janeiro, com a Presidenta Dilma Rousseff”, disse Valverde.
O candidato defendeu um governo formado por uma equipe técnica, onde os responsáveis por cada setor da Administração Estadual precisam ter conhecimento aprofundado de sua pasta. Eduardo Valverde disse que os servidores públicos não pode mais ser tratados à base de cassetete e gás de pimenta, como fez o outro candidato que abordava o tema da valorização do funcionalismo público.
O candidato do PT foi enfático ao afirmar que vai buscar meios de acelerar o enquadramento dos servidores beneficiados pela transposição. “Temos todo interesse em defender essa questão, até pela economia que vai gerar aos nossos cofres públicos. E o dinheiro que o Estado vai economizar, vamos investir em melhoria salarial e valorização dos servidores”, disse.
Sobre a saúde, Valverde disse que vai buscar parcerias com os municípios para descentralizar os atendimentos de média complexidade, e que através da conclusão do Hospital Regional de Cacoal vai estabelecer dois pólos no Estado para os atendimentos de alta complexidade, sendo um na Capital e outro no interior, ação que deverá acabar com o grande tráfego de ambulância na BR 364. “Também vamos realizar parcerias com os municípios no sentido ajudar com a folha de pagamento dos médicos, disponibilizando dois desses profissionais para cada município, o que diminuirá os atendimentos de baixa complexidade nos hospitais regionais”, apontou o postulante.
Valverde também falou que o seu governo dará bolsas de estudos para universitários que queiram estudar medicina, tendo como retorno a permanência do médico recém-formado por, pelo menos, cinco anos em seu município de origem. “O jovem que sair do interior de Rondônia para estudar medicina na capital, por exemplo, logo após o termino do seu curso voltará ao seu município de origem, onde trabalhará por cinco anos atendendo àquela comunidade”, explicou.
Nas considerações finais, Eduardo Valverde disse que o governo de Rondônia não pode mais ficar afastado do governo federal como fez nos últimos oito anos. “Deixamos de ser um Estado ‘fim de linha’ e passamos a ser um ponto estratégico para o desenvolvimento do país. Tanto é que neste anos de 2010 o governo federal direcionou para Rondônia grande parte de seus investimentos, através das obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Rondônia tem hoje a maior obra pública em andamento no Brasil, que é a construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. Portanto, o diálogo do nosso governo com a futura presidenta Dilma Rousseff será fundamental para assegurar e dar continuidade acelerada e ao nosso desenvolvimento”, concluiu Eduardo Valverde, sendo muito aplaudido.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)