Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Debate da Candelária: Valverde diz que vai acabar com a corrupção no governo


 
"Eu acredito que Rondônia pode ser melhor para todos". Com essa afirmação o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, iniciou a sua participação no debate promovido pela TV Candelária/Record, na noite de ontem (20/09). O candidato disse que “Rondônia mudará para melhor através de bons projetos e boas parcerias com o governo federal e com os prefeitos.

Ao falar da questão da transposição dos servidores públicos estaduais para o quadro da União, Eduardo Valverde observou que a bancada federal fez a sua parte até aprovar o projeto que é de autoria da senadora Fátima Cleide, candidata a reeleição, e agilizar a aprovação da Lei regulamentadora da Emenda Constitucional. Ele explicou a um dos candidatos presentes que agora a transferência dos servidores só depende da ação do governo do Estado em disponibilizar as informações necessárias e do diálogo do governador com o governo federal.

Valverde destacou que a melhoria salarial dos servidores estaduais não depende só da transposição, embora os recursos que vão sobrar na folha de pagamento sejam utilizados para valorizar o funcionalismo. “Eu não vou depender da transposição para melhorar o salário dos servidores, por entender que esta é uma questão que já deveria ter sido resolvida em Rondônia, onde servidor é tratado como se houvesse um capataz de fazenda”, disse.

O candidato também se mostrou preparado para governar em todos os setores ao falar de políticas públicas para a juventude. Segundo ele o Estado perde quando os jovens são aliciados pelo narcotráfico. A criação da Secretaria da Juventude é apenas uma das ações, não para que seja mais um cabide de empregos, e sim para que realmente faça políticas públicas que atendam as reivindicações juvenis.

Em apoio aos micro e pequenos empresários Eduardo Valverde disse que acabará com a cobrança antecipada de tributos que é praticada em Vilhena. Também destacou a criação da Fundação da Ciência e Tecnologia, além de buscar mecanismos e parcerias, principalmente com o governo federal, para implementar a exportação da produção local.

O candidato também disse que um governo precisa ser transparente, principalmente na área das licitações. “Não tenho empresas construtoras e nem tenho parentes neste setor. Em meu governo promoveremos licitações transparentes com a participação dos pequenos e médios empresários, para não favorecer apenas um pequeno grupo. Vamos garantir um governo transparente e participativo para que o empresariado não tenha medo de ser perseguido. Isso também vai atrair novas empresas que queiram se instalar em Rondônia”, disse o postulante.

Sobre as três primeiras ações que desenvolverá como governador, Eduardo Valverde disse que a primeira será sentar-se com a próxima Presidenta Dilma Rousseff para discutir o futuro de Rondônia, a quem apresentará suas propostas de parcerias nos mais variados setores. O segundo passo será a criação do PAC Estadual para realizar várias obras de infraestrutura, como a revitalização de estradas vicinais e a recuperação e construção de aeroportos em pontos estratégicos de Rondônia, para fomentar o desenvolvimento e o turismo.

Finalmente, a terceira ação imediata de Eduardo Valverde será a composição do governo através do que chamou de “pacote de moralidade”. “Volto a afirmar que o próximo governo precisará de transparência, principalmente nas licitações. Me sinto preparado para implantar a moralidade no governo e para desenvolver o estado, pois fui deputado federal por dois mandatos e nesse período conheci as dificuldades dos Municípios. Apresentei inúmeras emendas parlamentares para ajudar às Prefeituras e nunca pedi propina a quem quer que seja. Ajudei aos prefeitos sem olhar a qual partido pertence. É desta forma transparente que o governo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque promoverá uma Rondônia melhor para todos”, concluiu.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)