Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Data comemora os direitos do consumidor


 
O Brasil tem 191,5 milhões de consumidores, segundo estimativa de habitantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009. E a data de 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, é o momento para lembrar dos direitos fundamentais de todo cidadão no momento da compra de um produto ou serviço.

Segurança, informações, opção e ser ouvido somam o resultado da satisfação, que no Daia Medicina Diagnóstica é a principal preocupação desde a entrada no prédio, à entrega do resultado, no setor de retirada de laudos, no sistema Drive Thru que garante facilidade e agilidade no processo, em domicílio, ou no próprio consultório do médico, de acordo com a solicitação do cliente.

Para o PROCON Rondônia, o comprometimento de consumidores e comerciantes tem surtido efeito nas relações comerciais, uma vez que as empresas têm buscado solucionar cerca de 90% das demandas levados ao órgão.

Mas, antes de qualquer intervenção de programas de defesa, o melhor atendimento e oferta de qualidade em tecnologia garantem o retorno do cliente, e ainda, propaganda a amigos e conhecidos.

“Aqui no Daia, procuramos manter sempre uma equipe com qualidade e quantidade de profissionais que possam atender aos clientes de maneira mais acolhedora e satisfatória possível. Nossos profissionais recebem treinamentos constantes e têm total apoio à busca de especializações”, explica Iscleiden Araújo, o Gerente Administrativo do centro de diagnósticos.

A proposta do Daia em oferecer, com competência, avançadas tecnologias para exames investigativos e de rotina, alcança os diagnósticos divididos nos núcleos de cardiologia, gastroenterologia, fonoaudiologia, ginecologia, medicina fetal, neurologia, patologia clínica, análises clínicas, pneumologia e radiologia. Iniciando as atividades em abril, o núcleo de anatomia patológica, e previsto para os próximos meses os núcleos de urologia e medicina nuclear (cintilografias); o que representa um grande menu de exames para facilitar e agilizar o completo chek-up da saúde.

Para o fisioterapeuta, Charles dos Santos Silva, a satisfação é uma soma de todo o serviço prestado pela empresa. “Quero destacar que o atendimento faz toda a diferença, apesar do prédio bonito nada teria importância se não fosse o atendimento da equipe bem treinada. Sou morador e natural desta cidade, e quando sou bem atendido fico muito satisfeito e orgulhoso do lugar onde moro”, disse ele.

Neste sentido, os atendimentos de convênios médicos também é uma necessidade buscada pelos clientes. “A gente fica mais seguro, amparado financeiramente, e preparado. Já paga um convênio sabendo que vai ter um retorno daquilo que está fazendo como investimento”, declarou a advogada Juliana Beline.

O agendamento de exames no Daia pode ser feito na central de atendimento no telefone, (69) 2182-0100 e pelo site www.daiadiagnostica.com.br. Através da rede particular, ou com os convênios Ameron, Sintero, Sindsaúde, Cassi, Ceron, Eletronorte, Embrapa, Conab, SESC, UESP, Fusex e Renner e para medicina do trabalho Termonorte, Hermasa, Distribuidora Coimbra e Elpha. E, previsto para este mês, os convênios Bradesco Saúde, Sulamérica, ASTIR, Capesaúde, Casf e Caixa Econômica.

O PROCON divulga alguns dos Direitos do Consumidor:

DIREITO AO CONSUMO

Você tem o direito a adquirir os bens ou serviços que garantam sua sobrevivência: alimentação adequada, vestuário, abrigo, cuidados de saúde, educação e saneamento básico.

DIREITO À ESCOLHA

Você tem o direito de escolher os produtos e os serviços que desejar, com melhores preços e garantia de qualidade.

DIREITO À SEGURANÇA

Você deve ser informado pelo fabricante sobre os produtos ou serviços que sejam perigosos para a saúde e a vida.

DIREITO À INFORMAÇÃO

Ao contratar um serviço, você tem direito a todas as informações sobre ele e a um orçamento escrito.

DIREITO CONTRA A PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA

Publicidade enganosa é aquela que mente sobre produtos ou serviços ou deixa de dar informações básicas ao consumidor, levando-o ao erro. Pode ser encontrada na televisão, no rádio, nos jornais, em revistas, na internet, etc.

Publicidade abusiva é a que pode provocar o medo, a discriminação, a violência ou prejudicar sua saúde ou segurança.

DIREITO A SER OUVIDO

Quando se sentir prejudicado, você tem o direito de reclamar em um posto do Procon de sua cidade, Centro de Integração da Cidadania - CIC, em um Juizado Especial Cível ou a um advogado de sua confiança.

Os órgãos públicos têm Ouvidorias, que servem para receber suas reclamações.

UM SERVIÇO É MAL EXECUTADO

Você pode escolher que:
• o serviço seja feito novamente sem qualquer custo, ou
• receber de volta o valor pago, em dinheiro, ou
• ter um desconto no preço pago.

NÃO ESQUEÇA!

A nota fiscal é um direito seu e sua maior garantia. Não deixe de exigi-la.

Guarde-a com cuidado!

COMO RECLAMAR

Se você tiver algum problema de consumo, procure primeiro resolvê-lo junto ao fornecedor de produtos ou serviços, sem se esquecer dos prazos de reclamação: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis.

Não conseguindo resolver o problema deste jeito, procure um órgão de defesa do consumidor. Você pode reclamar no Procon de sua cidade sempre que tiver problemas com alimentos, aparelhos eletrônicos, brinquedos, remédios, oficinas mecânicas, contas de telefone, água, luz, etc.

Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia

Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã

Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem

Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem

Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a

Dr. Aparício Carvalho recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Porto Velho pelo apoio a pessoas com fissura labiopalatina

Dr. Aparício Carvalho recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Porto Velho pelo apoio a pessoas com fissura labiopalatina

Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar

Eyder Brasil apresenta projeto para criar Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes em RO

Eyder Brasil apresenta projeto para criar Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes em RO

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)