Sábado, 9 de agosto de 2008 - 18h49
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, nesta semana, melhorias para o segundo semestre deste ano. Em seu discurso comentou ainda, sobre a Campanha de Vacinação da Rubéola nas áreas indígenas, aberta hoje (09). "Essa nossa parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) nos permite acreditar no sucesso dessa ação, que está inserida na atenção básica", disse.
O termo de conciliação assinado pela Funasa com os Ministérios da Saúde e do Planejamento que busca suprir a mão-de-obra através dos concursos públicos dará sustentabilidade a execução das ações da Fundação. "Não tenho dúvida que esta mudança trará um avanço ainda maior na reestruturação dessa Fundação. Uma delas é autonomia administrativa dos distritos, que busca dá à comunidade indígena a gestão do próprio recurso no que diz respeito à atenção básica", ressaltou.
O Plano de Aceleração do Crescimento da Funasa (PAC/Funasa), no que diz respeito à saúde indígena já concluiu, este ano, 120 obras, tendo atendido, neste sentido, 14 mil famílias indígenas. "Agora com a renovação do convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) teremos a volta de 105 consultores para a área de engenharia e 16 para a área de saúde indígena. Isso reforça nosso quadro para que possamos dar prioridade no PAC, avançar ainda mais."
Danilo Forte ressaltou ainda a aquisição de 250 veículos, em um ano, somente para trabalhar nas áreas indígenas. Carros que estão sendo usados para atenção à saúde do índio. "Investimentos ainda estão previstos devido à economia feita pela Funasa nestes últimos anos. Pretendemos comprar, ainda este ano, mais 100 veículos para dar mais agilidade nos trabalhos dos Dseis."
A implementação do PAC Saneamento da Funasa, que prioriza as áreas epidemiológicas e municípios com menos de 50 mil habitantes, também foi tema levantado no discurso de Forte. "Temos hoje um problema muito grande que é em relação à falta de engenheiros. São apenas 134 engenheiros para todo Brasil e mal distribuídos. A autorização para a realização de dois concursos para contratação de engenheiros, os 36 analistas de infra-estrutura que estão chegando para a Funasa, além da renovação do convênio com a OPAS darão condição de termos uma força de trabalho para atender às demandas."
Foi anunciado ainda abertura do Sistema de Convênios (Siscon) para as Coordenações Regionais. Com esta medida, coordenadores e chefes de engenharia poderão acompanhar os convênios, dando assim, mais agilidade às execuções das obras.
Forte concluiu reforçando o papel da Funasa e a importância da reunião. "Este é o momento para o corpo funcional desta Fundação, discutir essa reestruturação para que a Funasa possa ser vista com maior destaque e que os trabalhos realizados possam dar maiores resultados", concluiu.
Fonte: Ascom - Funasa/RO
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia
Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)