Sexta-feira, 13 de março de 2009 - 16h36
O presidente da Funasa Danilo Forte esteve reunido na quinta-feira (12), na sede da Coordenação Regional da instituição, com prefeitos e secretários de 20 municípios do Estado, para discutir as soluções para as pendências referentes aos convênios e projetos, apresentado pelas prefeituras visando à captação de recursos para execução de obras de saneamento.
Durante a conversa, Danilo Forte disse aos gestores que não é possível deixar de executar as obras por falta de projetos. Segundo ele, em Rondônia a Funasa tem 79 convênios firmados, que somam um valor de R$ 58.798.000,00. "Tenho cobrado dos coordenadores regionais e dos engenheiros agilidade na análise dos projetos, mas infelizmente, as pendências são apontadas e na maioria das vezes voltam sem ser solucionadas", afirmou.
De acordo com dirigente da Funasa, é preciso trabalhar em parceria e cumprir a legislação, até mesmo, para conseguir mais recursos, isso passa necessariamente pela execução das obras, o que é bom para as comunidades e para os prefeitos. Até ao próximo dia 8 de maio, todas as pendências precisam ser solucionadas, cumprindo o que estabelece a portaria 200, de 17 de novembro de 2009, expedida pelo Governo Federal.
O presidente da Funasa afirmou que a instituição está ofertando algumas possibilidades, mais não está verificando avanços no processo. "Questão como a legalização dos terrenos e o licenciamento ambiental, já foram flexibilizadas. Portanto, precisamos do empenho de todos para que as obras sejam executadas. Só vamos priorizar suplementação de recursos para as obras em execução" ressaltou.
Alguns prefeitos expuseram as dificuldades em elaborar os projetos. Segundo estes gestores, a falta de profissionais é o principal problema, pois, a maioria dos projetos é feitos pelos engenheiros da Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd).
Fonte: CORE/RO
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos