Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Daniela propõe emissão de notas fiscais em ferros-velhos


Projeto de lei no qual propõe que os desmontes (ferros-velhos e sucatas), ficam obrigados a emitir nota fiscal de entrada de mercadoria em cada operação de compra, foi à proposta apresentada pela deputada Daniela Amorim (PTB), na Assembléia Legislativa. A nota fiscal de entrada de mercadoria deverá conter dados como a razão social da empresa, se pessoa jurídica com o CNPJ e inscrição estadual; ou nome de quem comprou, se pessoa física, com o CPF e registro geral; além do endereço, descrição detalhada do material comprado e respectiva qualidade e o valor total e valores parciais pagos pela mercadoria.

Segundo a parlamentar, tal medida visa coibir a receptação desses materiais tendo em vista que se têm elevado ultimamente o furto e danificações das redes de transmissões no que diz respeito a fios e cabos de cobre, trazendo para a população e para as empresas concessionárias, elevados prejuízos financeiros.

Relatou que dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que em dois anos foi furtado em condutores metragem suficiente ara ir e voltar de Porto Alegre (RS) a Belém (PA). "Chegam a ser furtados 10 mil cabos telefônicos por ano, de onde são extraídas duas mil toneladas de cobre. A Brasil Telecom teve que investir 250 mil reais em reposição de cabos e mão-de-obra para normalizar a situação, sendo que sem sua área de atuação foram furtados 16.200 quilos de fios e cabos de cobre em 2006", informou.

O projeto define que os desmontes ficam obrigados a manter cadastro atualizado de fornecedores; que o desmonte é o responsável pela correta identificação do vendedor de mercadorias; a nota fiscal de entrada de mercadoria somente terá validade com a assinatura do vendedor; quando a venda for efetuada por pessoa jurídica, a nota terá que ser contabilizada. A não-emissão da nota fiscal de entrada de mercadoria pelo desmonte acarretará penas previstas para receptador de mercadorias roubadas.

De acordo com o projeto são considerados mercadorias: fios, arames, peças, tubos, tampos, e, outros itens feitos de aço, cobre, alumínio, zinco, ferro s, ou outro tipo de material. Os desmontes deverão manter livro próprio para registro das operações, indicando o nome e identificação do vendedor; especificação do vendedor; das peças ou material envolvidos, a data e o valor da negociação. O projeto prevê multa de 10 mil UFIR's (Unidade de Referência do Estado), interdição do estabelecimento por 90 dias e apreensão de todo o material identificado como sucata de cobre pela Seapen ou órgão determinado pelo Estado.

Fonte: Decom -  Liliane Oliveira

 

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)